Connect with us

Beleza

#21DiasAtivismo – Ação leva beleza e cuidado a detentas do Presídio Feminino

Jamile Menezes

Publicado

on

mulheres presas

mulheres presas

Os olhos brilhavam ao se ver no espelho, invariavelmente um abraço e um beijo marcavam a despedida entre a encarcerada que havia acabado de ser maquiada e a pessoa que a estava maquiando ou fazendo seu cabelo. Gestos de afetividade assim marcaram a ação especial Dia de Cuidado, promovida pelo Coletivo de Entidades Negras (CEN), em parceria com o Instituto AVON. A parceria resultou em uma série de atividades em torno dos  21 Dias de Ativismo Pelo Fim da Violência Contra a Mulher, que acontecem em Salvador, Simões Filho e Lauro de Freitas. Nesta segunda, 28, a ação foi Presídio Feminino de Salvador.

Esta ação visou trabalhar a noção do resgate da auto-estima de mulheres, em sua maioria, encarceradas por motivos de certa forma ligados às mais distintas formas de violência contra a mulher.

mulheres presas

Andréa Mércia, coordenadora geral da Central de Apoio e Acompanhamento às Penas e Medidas Alternativas (Ceapa), falou de sua emoção em participar desta atividade atuando pela primeira vez como maquiadora. “O contato, o tocar, a troca de energia, tudo isso faz parte de um elo de confiança que acho fundamental que seja construído com essas mulheres. No trabalho que faço, a busca pela reassocialização é constante e acho extremamente significativo que ações como essas sejam cada vez mais desenvolvidas”, ressaltou.

Estavam presentes, a diretora do Presídio, Luz Marina Ferreira Lima, a professora Iole Macedo Vanim, da Ufba e integrantes do CEN. Mais de 20 mulheres foram maquiadas com produtos da AVON e tiveram seus cabelos feitos.

Joselita Gavião, uma das detentas que está há mais tempo na unidade falou da importância de eventos como estes “para ocupar a mente, aprender e se capacitar quando cumprir a pena”. Joselita afirmou que participa de todas as atividades, sonha em estudar Literatura – para isso fez o Enem neste ano – e escreve sobre o cotidiano da prisão e dos eventos mais marcantes.do seu período no sistema.

AVON

Em agradecimento, ela presenteou a equipe com este escrito:

“Consciência Negra

“O negro sofre diversos tipos de violência e o mecanismo de inclusão da sociedade nas práticas sociais ainda são pouco consideradas. A melhora das condições de vida das pessoas negras são de compromisso político que assegure o enfrentamento do racismo. O cabelo pixaim e a cor da pele infelizmente ainda é colocada como empecilho até para conseguir um bom emprego e, com o passar do tempo e a luta constante seremos vencedores, porque o negro é lindo e acima de tudo merece todo respeito”. (Joselita G47).

Ao fim da atividade foram distribuídas gargantilhas às detentas e agentes, com o símbolo da campanha. No dia 5 de dezembro, 25 mulheres que cumprem pena alternativa participarão de roda de conversa na OAB/BA, sobre racismo e violência de gênero. Confira toda a campanha aqui. 

Texto de Marcio Gualberto – Coordenador Nacional de Política Institucional do CEN

Fotos: Ivana Flores

Beleza

Deusa do Ébano 2024, Larissa Valéria, é do Curuzu

Jamile Menezes

Publicado

on

Deusa do Ébano 2024 foi eleita na 43º Noite da Beleza Negra.

Iniciando as comemorações pelos 50 anos do Ilê Aiyê, a 43º Noite da Beleza Negra foi histórica. A Deusa do Ébano 2024 foi eleita e é a primeira vez que uma candidata do Curuzu é ganha o título. Quem levou foi Larissa Valéria Sacramento, de 29 anos, que já estava na terceira tentativa de honrar o manto da Rainha do Ilê. Desde pequena, Larissa tem nos ensinamentos do bloco uma escola para a sua vida

“Meu pai era músico do Ilê, minha mãe associada, e eles se conheceram dentro do bloco, então eu me sinto filha dessa potência que é o Ilê, e tenho noção da responsabilidade de assumir os 50 anos. Eu sempre digo que ser a Deusa do Ébano é realizar também o sonho de uma outra mulher negra, é realizar o sonho de uma criança que se vê, ao ver você dançar”, disse a Deusa do Ébano 2024.

Larissa estudou na Band’Erê dos 7 aos 15 anos, onde aprendeu dança afro, canto e percussão e formou sua identidade de mulher preta.

“Tínhamos acesso à biblioteca do Ilê, ao terreiro Ilê Axé Jitolu e ao entendimento sobre as matrizes africanas e sobre nossa ancestralidade”, conta ela.

 

Inicialmente, Larissa trabalhava levando seu estúdio a domicílio para cuidar das tranças e cabelos de mulheres que não conseguiam ir para um salão de beleza por ter filhos pequenos. Há dois anos, ela tem o espaço Aconchego da Preta Hair, na Rua Direta do Curuzu, onde atende suas clientes, muitas delas presentes na torcida que deu grande colaboração para a conquista do título.

Larissa é casada, mãe de três filhos. A Rainha do Ilê Aiyê 2024 conta que nunca pensou em desistir. “Dancei até os nove meses de gravidez, voltei a dançar com um mês e meio de meu filho nascido. Esse foi o meu terceiro ano seguido de concurso, não teve desistência. Então, não desista. Se é o seu sonho, se é a sua realização, se é a sua meta, se é uma referência, persista e consiga” diz para as futuras candidatas.

Deusa do Ébano 2024 foi eleita na 43º Noite da Beleza Negra.

Foto André Frutuoso

Junto com a Rainha Larissa Valéria, foram eleitas como princesas do Ilê Aiyê, a dançarina e comunicadora, Lorena Bispo, 21 anos, em segundo lugar, e a professora Caroline Xavier, 25 anos, em terceiro lugar.

“Esse momento é muito marcante para mim porque eu entendo que eu sou uma ruptura da minha família, onde as mulheres eram lavadeiras de ganho, empregadas domésticas, e hoje, sou princesa do Ilê Aiyê e rainha do Malê Debalê 2023. Pela primeira vez, minha família inteira vem à senzala do Barro Preto, meu avô era cambista, ele faleceu, mas sempre quis trazer os filhos, e aí pela primeira vez minha vó veio à senzala”, conta Lorena.

Já Caroline Xavier, vencedora em terceiro lugar do concurso Deusa do Ébano 2024, desfila como princesa do Ilê Aiyê no próximo Carnaval pela segunda vez. Ano passado, ela foi eleita como princesa em segundo lugar, e mais uma vez dedicou seu título à comunidade do seu bairro, Sussuarana.

“Quando a gente faz pesquisas sobre a minha comunidade, a Sussuarana, o que mais apresenta é violência e falta de infraestrutura. Então, quando eu me coloco no palco do Ilê Aiyê, eu trago possibilidades de também ter noticiários sobre a Deusa do Ébano na Sussuarana. Na minha Sussuarana, tem reis, rainhas, tem grupos culturais de poesia, teatro, dança, capoeira, arte, então quando trazemos mais um título, a gente também oportuniza e visibiliza os grupos que lá já existem há muito tempo fazendo cultura e arte. Então é mais um título, é mais uma memória positiva da minha comunidade”.

Continue Reading

Beleza

Loo Nascimento celebra 10 anos da Dresscoração e Iloostre

Jamile Menezes

Publicado

on

Loo Nascimento veste vermelho e está sorirndo de lado.

Referência em moda afro-brasileira, a empreendedora Loo Nascimento, também conhecida como Neyzona, celebra os 10 anos de suas marcas Dresscoração e ILoostre.

Loo Nascimento lança o Portal Dresscoração para comemorar as conquistas desse projeto, que se destaca pelo seu estilo voltado para a história de diáspora e ancestralidade. Nesse site, Neyzona compartilha experiências com o empreendedorismo ancestral, trajetórias e novidades das marcas.

Dresscoração é uma marca de roupa de estética afro-brasileira com estampas e texturas que refletem a cultura diaspórica. E ILoostre, se inspira nas ganhadeiras, as primeiras mulheres empreendedoras no Brasil, que usavam suas joias como forma de comunicação e identificação visual.

Continue Reading

Beleza

Biomédica Jéssica Magalhães lança e-book “Como Cuidar da Minha Pele Preta”

Jamile Menezes

Publicado

on

Dra. Jessica Magalhaes

A biomédica esteta, Drª Jéssica Magalhães, especialista em pele preta, com mais de dez anos de experiência, lança seu primeiro ebook, intitulado, ‘Como Cuidar da Minha Pele Preta’. O guia inédito oferece informações valiosas sobre os cuidados específicos para diferentes tons de pele negra, abordando questões discutidas no dia a dia.

Ao explorar tópicos como o surgimento de manchas na pele, o ressecamento e a importância dos cuidados, a Drª Jéssica Magalhães oferece respostas claras e orientações práticas para as dúvidas mais frequentes.

“O livro apresenta uma proposta inovadora, destacando os ativos mais adequados e esclarecendo suas funções específicas. A obra responde a perguntas como “Que tipo de sabonete devo usar?” ou “Quais são os melhores ativos para minha pele preta?”. Ao fornecer informações diretas e descomplicadas, o ebook capacita os leitores a iniciar uma rotina básica de cuidados de maneira simples e eficaz”, explica a especialista.

 

O manual, baseado em conhecimentos especializados, aborda também os cuidados para a pele a partir dos 40 anos, já que as necessidades mudam conforme o tempo e é preciso uma adaptação para cada momento.

O guia está disponível para download digital, permitindo que os(as) interessados(as) tenham acesso imediato ao conteúdo. Para mais informações sobre o ebook e valores, é necessário entrar em contato através do Instagram (@dra.jessicamagalhaes) ou WhatsApp (71 99965-8477), ou através do link.

Continue Reading
Advertisement
Vídeo Sem Som

EM ALTA