Abayomi realiza o primeiro Concurso Beldade Negra em Simões Filho


Gabriela_Abayomi
foto: divulgação

No mês de maio, a instituição Abayomi Dance realizará a primeira edição do Concurso de Beleza Negra, no município de Simões Filho, voltado para o público feminino e que elegerá a “Queen Abayomi 2018”. O 1º concurso “Beldade Negra” será realizado no dia 11 de maio, no Centro Social de Simões Filho e a idealizadora e presidente da Abayomi, Gabriela Mel conta que a iniciativa tem como objetivo levantar a alta estima da mulher negra e desmistificar estereótipos impregnados pela sociedade racista e preconceituosa, que estabeleceu padrões europeus como referência de beleza em todo o mundo.

“Sou preta, sou da periferia e nunca fui escolhida para ser rainha ou princesa de nada na escola. As professoras sempre escolhiam as coleguinhas que mais se aproximavam das princesas Disney, elas também aprenderam sobre representatividade e valorização identitária de forma errada. Hoje a Beldade Negra vem para desmistificar, desconstruir esses padrões europeus, caucasianos”, revela Gabriela.

Ainda segundo Mel, em Simões Filho tem mulheres negras maravilhosas, cada uma com suas próprias particularidades, que precisam ser exaltadas e apresentadas para todos, não como objetos sexuais, mas com muita expressão e irreverência. As candidatas precisam ter idade entre 18 e 30 anos, serem negras e residirem no município. As três primeiras colocadas receberão premiações e as inscrições podem ser realizadas até o próximo dia 26/03.

 

As interessadas podem realizar as inscrições na Secretaria Municipal de Esportes, Lazer e Juventude (Sejuv), localizada no Ginásio de Esportes, situado na Av. Elmo Serejo Farias, nas imediações da quadra 1 do Cia II; ou na Secretaria de Políticas Públicas para a Mulher, localizada no Centro Social, na  Av. Avenida Walter Aragão de Souza, de segunda a sexta; ou ainda no Pavilhão do Fogo Simbólico, na Praça da Bandeira, aos sábados, às 14h.

 

Mais informações pelo Whatsapp: 71 99230-6953