Abertas as inscrições para a 38º Noite da Beleza Negra do Ilê Aiyê


Foto: Fafá Araújo
Foto: Fafá Araújo

As inscrições para a 38ª Noite da Beleza Negra do Ilê Aiyê estão abertas até o dia 09 de janeiro de 2017. As candidatas, que devem ter entre 18 e 30 anos, podem se inscrever através do site do bloco (www.ileaiyeoficial.com) ou presencialmente na Senzala do Barro Preto, sede do Ilê (Ladeira do Curuzu), de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h30 e das 14h às 17h30. Tanto virtualmente quanto presencialmente é necessário o envio de uma foto que pode ser de corpo inteiro ou 3×4, porém não são aceitas fotos em trajes de praia ou roupa íntima.

A pré-seleção irá acontecer no dia 10 de janeiro, às 18 horas, na Senzala do Barro Preto. Já a grande Noite da Beleza Negra, quando será eleita a nova Rainha do Ilê Aiyê, será no dia 04 de fevereiro, com show da Band’aiyê e convidados.

A festa é uma celebração de exaltação à beleza da mulher negra, onde é escolhida a Deusa do Ébano, que vai reinar à frente do bloco durante todo o ano, principalmente no carnaval. A Rainha do Ilê representa a entidade em eventos sociais e participa de viagens e turnês, acompanhando o Ilê, dentro e fora do Brasil.  Além disso, tem a missão de levar ao público a consciência sobre ser mulher negra e valorizar as suas conquistas na sociedade. O tema do Ilê para o Carnaval 2017 é “Os povos ewé\fon. A influência dos povos Jeje para os afrodescendentes”.

O Concurso 

A Noite da Beleza Negra do Ilê Aiyê é hoje o maior concurso de beleza e exaltação da mulher negra no Brasil. Nele, desde 1975, o Ilê Aiyê elege a Deusa do Ébano (Rainha do Ilê), que tem a missão de levar ao público todo encanto e consciência que a mulher negra necessita para elevar sua auto-estima e censo crítico. Um dos maiores objetivos da Associação Cultural Ilê Aiyê é sedimentar a auto-estima na comunidade negra de Salvador e propagar a cultura afro-baiana para os mais diversos pontos do mundo. Na Noite da Beleza Negra, o Ilê faz isso com o foco direcionado para a mulher negra.

As finalistas precisam atender aos requisitos de beleza, atitude, aptidão para dança afro e conhecimento sobre a história do Ilê Aiyê e do povo negro na Bahia.

 

Inscrições Deusa do Ébano 2017

Período: segunda a sexta, das 8h às 11h30 e das 14h às 17h30;

Local: Senzala do Barro Preto, Curuzu, Liberdade (Senzala do Barro Preto) ou www.ileaiyeoficial.com

Condições: ter entre 18 e 30 anos / Levar fotografia 3 por 4 ou corpo inteiro, exceto em trajes de praia ou roupa íntima;

Informações: 2103-3401 / [email protected]