Abertas inscrições para curso de História da África e Cultura Afro-brasileira no MAM


CURSO história da áfrica

Entre os dias 05 e 07 de dezembro (segunda a quarta-feira), o Museu de Arte Moderna da Bahia (MAM-BA) sediará o curso de‘Formação em História da África e Cultura Afro-brasileira – Ensinar com África’, ministrado pelo pesquisador e integrante do Programa de Pós-Graduação em História Social da Universidade Federal Fluminense, Moisés Corrêa, e pelo jornalista Kauê Vieira.

 

As aulas acontecem nas Oficinas do MAM-BA das 13h às 17h, e o valor custa R$70 (pago no ato da inscrição até o dia 05 de dezembro). Serão ofertadas 30 vagas com direito a certificado. Mais informações através do email [email protected] ou pelo telefone (71) 3117-6141.

 

A iniciativa é direcionada a professores de História, educadores e articuladores educacionais interessados. Temas como constituições políticas, econômicas e culturais da África serão tratados no decorrer da atividade.

Além disso, o programa dá conta da discussão de mídia e de como a não presença de mulheres e homens negros contribui para a manutenção das estruturas exclusivas, violentas e racistas contra a população afrodescendente brasileira. Ainda falando de mídia, o conteúdo apresenta exemplos de veículos de comunicação do continente africano, apresentando seu lado inovador e tratando também do domínio da imprensa estrangeira na comunicação dos países de África.

 

história da áfrica
Moisés Corrêa Foto: Aimê Uehara

Sobre os facilitadores

Moisés Corrêa é integrante do Programa de Pós-Graduação em História Social da Universidade Federal Fluminense, desenvolvendo um projeto com tema relacionado à historiografia acerca da história da África na contemporaneidade. É pesquisador no tema há pelo menos cinco anos, e já participou da produção de grandes eventos relacionados à história da África.

curso cultura africanaKauê Vieira é jornalista formado pela Universidade Anhembi Morumbi, foi produtor de conteúdo do Projeto Afreaka durante quatro anos, tendo relações e criando textos acerca da África contemporânea e também do seu passado. Já trabalhou como jornalista do Portal Terra, do Portal AreaH e do IBOPE, além de ter sido colaborador no blog Preta e Gorda e produtor de textos para a empresa Chiara Comunicações.

SERVIÇO

‘Formação em História da África e Cultura Afro-brasileira – Ensinar com África’

Quando: Dias 05, 06 e 07 de dezembro (segunda a quarta-feira)

Horário: Das 13h às 17h

Onde: Oficinas do MAM-BA

Valor: R$70

Forma de Pagamento: À vista (no ato da inscrição)