AGES abre inscrições para formação gratuita de docentes negros!


 

mulher_negra_pesquindo

A Ânima Educação por meio da AGES e do Instituto Ânima, instituições que integram seu Ecossistema, realizará o curso gratuito de formação “Tendências para a Docência no Ensino Superior”, exclusiva para profissionais negros/as. A iniciativa integra o Projeto Ânima Plurais, um conjunto de políticas e frentes de trabalho que tem como objetivo tornar a organização educacional e suas instituições ainda mais diversas e inclusivas.

As inscrições já estão abertas e seguem até o dia 25/11. Para se inscrever o candidato deve preencher um formulário que pode ser acessado pelo link https://bit.ly/formacaoprofs. O curso tem carga horária de 30 horas, sendo 10h de encontros ao vivo, por videoconferência, e 20h de estudos no ambiente virtual de aprendizagem. As atividades serão ministradas por professores que se autodeclaram pretos e pardos que lecionam nas instituições da companhia.

A formação tem como objetivo o treinamento e o desenvolvimento de competências pedagógicas consideradas essenciais pela Ânima para que novos docentes pretos e pardos estejam ainda mais preparados para lecionar nas instituições de ensino que integram o Ecossistema da companhia.  Serão trabalhados temas que a Ânima já desenvolve com os seus educadores.  A partir do curso, haverá uma seleção para a criação de um banco de talentos negros para futuras contratações nas instituições da companhia. 

O curso vai abordar os temas por meio de metodologias ativas de aprendizagem e tratar questões como ‘Docência, Identidade Profissional e Diversidade na Sala de Aula’, ‘Currículo Integrado e Organização pelo EPC (Ensino para Compreensão)’ e ‘Planejamento de Experiências de Aprendizagem em Dupla de Professores’. No dia 03/12, às 18h, o projeto será apresentado para os participantes e os encontros formativos acontecem nos dias 5, 12 e 19/12, das 14h às 17h.