Ajude o Acervo Zumvi: “Precisa ser preservado e conhecido – um rico patrimônio do Brasil”, afirma Lázaro Roberto!


Zumvi_Arquivo_Fotográfico

O Acervo Zumvi guarda mais de 30 mil fotogramas que registram  momentos marcantes da luta negra nas últimas quatro décadas, bem como expressões artísticas e do cotidiano da população mais negra fora do continente africano.

“Meu objetivo era fotografar o hoje para o amanhã, depois eu entendi que meu trabalho era de documentação e memória do povo preto”, diz Lázaro Roberto, 60 anos, fotógrafo e documentarista que registrou a memória da população negra desde 1978.

Biblioteca Virtual Consuelo Pondé expõe fotografias de Lázaro Roberto sobre festejos negros

acervo_zumvi

Lázaro Roberto é o responsável pelo Acervo e pela campanha de financiamento coletivo para catalogação e digitalização do acervo, que já está aberta para contribuições públicas no site Benfeitoria: 

Salvador recebe mostra que retrata a beleza e a força dos penteados afros

acervo_zumvi

Zumvi em nossa História…

As primeiras marchas de denúncia do racismo, da intolerância religiosa e do extermínio do negro, os primeiros ensaios dos bloco afro e afoxés, o início da trajetória artística de nomes como Carlinhos Brown, Margareth Menezes e Lazzo Matumbi e momentos históricos ocorridos na Bahia, como a campanha para libertação do líder sul-africano, Nelson Mandela, que esteve em Salvador em 1991, além de ocupações estudantis, na Reitoria da Universidade Federal da Bahia para a implementação da Lei de Cotas Raciais, tudo registrado pelos fotógrafos que integram o Acervo Zumvi.

Lázaro Roberto

Através da campanha, Lázaro Roberto busca arrecadar R$ 50 mil reais no período de 60 dias para digitalizar e colocar à disposição do público o acervo produzido pela entidade de fotógrafos. Com as doações, o investimento será aplicado urgentemente para resguardar o acervo da ação do tempo.

Além disso, a intenção é catalogar as fotografias para que o Zumvi permaneça em ação contínua. Também é prevista a criação de um museu virtual que será chamado de Plataforma Zumvi, em que poderão ser solicitadas imagens.

A campanha – que fica aberta até o dia 19 de dezembro -, segue com recompensas para apoiadores e demais informações podem ser consultadas através do site da Benfeitoria.

Quer saber mais sobre como ajudar o Acervo Zumvi? Nos números: (71) 99205-5179 / 9137-7814.

 

Fotos Acervo Zumvi