As Ganhadeiras de Itapuã gravarão primeiro DVD no Palco Principal do Teatro Castro Alves!


Ganhadeiras de Itapuã
Divulgação

 

Um dos mais importantes grupos musicais de cultura popular do Brasil celebra 15 anos de atividade em grande estilo. As Ganhadeiras de Itapuã gravarão o seu primeiro DVD no Palco Principal do Teatro Castro Alves, no dia 31 de julho, às 20h e serão tema do Carnaval da Unidos do Viradouro em 2020.

No show registro, ao lado das ganhadeiras estarão convidados como Mariene de Castro, Margareth Menezes, Larissa Luz, Saulo, Malê de Balê e o sambista Seu Regi de Itapuã. No repertório, canções autorais das próprias integrantes do grupo, quanto de compositores do bairro de Itapuã, além de uma passagem por canções de Dorival Caymmi, prestando uma homenagem ao lendário bairro de Salvador.

A direção musical e os arranjos são assinados por Amadeu Alves. A direção audiovisual e artística é da Movida Conteúdo e a produção da Maré Produções Culturais, viabilizada através do Natura Musical e Fazcultura – Lei de Incentivo à Cultura da Secretaria de Cultura e Secretaria da Fazenda do Estado da Bahia.

No Carnaval Carioca, as Ganhadeiras de Itapuã serão lembradas no tema Viradouro com Alma Lavada, dos carnavalescos Marcus Ferreira e Tarcísio Zanon. A escola fará um mergulho nas memórias em torno da Lagoa do Abaeté, no bairro de Itapuã, as histórias dos pescadores, a importância dos terreiros de axé da região e da resistência das  mulheres negras ganhadeiras, que desde os períodos da escravidão, tinham uma importância política na compra de alforrias, como na dinâmica social e cultural de Salvador e do Brasil. A pesquisa, em processo de realização pela equipe da escola, também vai celebrar as lutas das mulheres, tanto no passado, quanto no presente e futuro.

Serviço

Gravação do DVD com Show Ganhadeiras de Itapuã 15 Anos – Uma História Cantada

Dias 31 de julho, às 20 horas

Palco Principal do Teatro Castro Alves

Ingressos: R$40 (inteira) e R$ 20 (meia entrada)

À venda na Bilheteria do Teatro Castro Alves, nos Balcões do SAC e através do site Ingresso Rápido (http://www.ingressorapido.com.br)