Associação Cultural Manuel Faustino realiza Diálogos Negros – 1ª edição sobre o abolicionista Luiz Gama!


Luiz Gama

A Associação Cultural Manuel Faustino, vinculada a Coordenação Nacional de Entidades Negras – CONEN, realiza na próxima quinta-feira (22) o evento Diálogos Negros – 1ª edição. A roda de conversa será sobre o abolicionista Luiz Gama e acontecerá às 15 horas, no auditório do Centro de Cultura da Câmara de Salvador. A Associação traz na sua concepção a necessidade da afirmação, do reconhecimento e da valorização da memória e do vasto patrimônio cultural dos povos negros.

Concretizando o seu objetivo e visando contribuir com o fortalecimento da imagem de personalidades negras, pouco conhecidas da nossa história, a Associação, fará um calendário anual de Diálogos Negros, e desta vez homenageará e apresentará o vasto legado do abolicionista Luiz Gama, grande personagem negro da história do nosso país.

Esta primeira edição acontecerá em parceria com o Centro Cultural da Câmara de Vereadores, e  trará Professores, Doutores e Mestres nas áreas de história, literatura, antropologia. Terá intervenções poéticas, musicais, lançamento de livros, exposição de artesanatos e performances artísticas. Será em homenagem à data do falecimento (24.07) do escritor, advogado e abolicionista, que viveu pela causa da libertação do povo negro no Brasil. O público-alvo do evento são estudantes, pesquisadores, artistas, militantes do movimento negro, professores das redes públicas e privadas e interessados em geral em ampliar seu olhar para a história do povo negro baiano e brasileiro.

QUEM FOI LUIZ GAMA?

Luiz Gonzaga Pinto da Gama, nasceu em 21 de junho de 1830, no bairro da Mouraria, em Salvador e faleceu em 24 de agosto de 1882, em São Paulo. Filho da negra africana, livre, Luiza Mahin e pai branco, o qual vendeu o próprio filho como escravo, Gama é considerado o Patrono da Abolição da Escravatura no Brasil.Durante sua trajetória de vida foi orador, jornalista, escritor e advogado.Atuou em benefício da liberdade dos escravos e através de sua defesa libertou mais de 500 cativos.

 

SERVIÇO

O que: Diálogos Negros – 1ª edição – O Abolicionista Luiz Gama
Quando: 22/08/2019, ÁS 15h
Onde:  Auditório do Centro Cultural da Câmara de Vereadores

Aberto ao público

PROGRAMAÇÃO DO EVENTO

15h – ABERTURA
INTERVENÇÃO POÉTICA – POESIAS NEGRAS

DIALÓGOS, convidados:

Prof. Jair Cardoso – Mestre em Crítica Cultural. Advogado, Historiador e Escritor do livro: Entre as Leis e as Letras: Escrevivências Identitárias Negras de Luiz Gama (2017);

Prof. Sílvio Roberto dos Santos Oliveira – Doutor em Teoria e História Literária. Professor Titular de Literatura Brasileira-Uneb/Alagoinhas;

Prof. Marielson Carvalho – Doutor em Literatura e Cultura Afro-brasileira, Africana e Baiana – Uneb, Escritor e Fotógrafo.

16h – INTERVENÇÃO ARTISTICA
17h DEBATE / INTERAÇÃO COM O PÚBLICO.
EXPOSIÇÃO DE ARTESANATO

18h – Relançamento do livro da escritora Eliana Aquino, Sob a Luz do Perdão, romance ambientado no período da escravidão no Brasil.