Associação de Capoeira Angola Navio Negreiro abre sede para vivência de Capoeira Angola


mestre rene bittencourt

Você nunca jogou Capoeira mas fica olhando de longe com vontade? Este dia é pra você: a Associação de Capoeira Angola Navio Negreiro (ACANNE) abrirá as portas do Quilombo para uma vivência gratuita de Capoeira com o Mestre Renê Bittencourt. Será neste sábado  – dia 8 de julho – no bairro do Dois de Julho.

A vivência é direcionada a pessoas que nunca jogaram Capoeira ou capoeiristas não vinculados a grupos. Serão 8h horas de treino de Capoeira Angola.

É Capoeira do auto conhecimento. O movimento do corpo pelo/para o movimento da vida. A capoeira Angola é resposta, caminho e religação. Filosofia ancestral que orienta e revela sobre nós.

Será na Rua do Sodré, 48, Largo Dois de Julho, a partir das 8h. Pra participar, uma singela contribuição: levar um fruta pra compartilhar!

Quem faz

A Associação de Capoeira Angola Navio Negreiro (ACANNE) foi fundada em março de 1986, na Fazenda Grande do Retiro e, após alguns anos, o grupo mobilizou-se e construiu uma sede própria no mesmo bairro. Por volta de 2000, a sede foi transferida para Largo Dois de Julho e tem Núcleo na Fazenda Grande, em Poços de Caldas (MG), Olinda (PE), Porto Alegre, Erexim e Passo Fundo (RS); Equador, Trinidad Tobago, Estados Unidos, Ucrânia e França.

Coordenada pelo Mestre Renê Bitencourt, discípulo do saudoso Mestre Paulo dos Anjos, o grupo sempre se caracterizou por manter atividades sociais e comunitárias, fortalecendo a identidade e a auto-estima de crianças e jovens em situação de risco através da capoeira angola e da cultura popular afro-brasileira. O grupo também se constitui como um dos principais herdeiros do Mestre Paulo dos Anjos, preservando a memória de uma linhagem que remete aos mestres Canjiquinha e Aberrê.