Atenção artistas, grupos, coletivos e pesquisadores: inscrições abertas pra Residência Artística!


casa_das_caldeiras
Divulgação

A Casa das Caldeiras – um dos primeiros espaços autônomos a lançar um programa de Residência Artística no Brasil – está com inscrições abertas para selecionar artistas e portadores de projetos interessados na dialética entre Arte e Patrimônio até 12 de março. O Programa “Obras em Construção 2019” será realizado de 9 de abril até 1 de Novembro de 2019. Para se inscrever, os interessados devem acessar o portal da Casa das Caldeiras, ler o edital e acessar as inscrições.

Podem se inscrever artistas, grupos, coletivos e pesquisadores portadores de projeto, vivendo e trabalhando no Brasil ou no exterior. Os selecionados vivendo fora da cidade de São Paulo poderão contar com Hospedagem, Alimentação e Transporte local, oferecidos pelo Programa.

O Programa consiste em viabilizar espaços de Residências Artísticas propondo acompanhamento logístico, administrativo e de estruturação do projeto, fomentando um contexto de troca de conhecimentos, métodos e impressões entre os artistas residentes. O objetivo é dar condições para que os participantes possam desenvolver seus projetos e seu processo de criação, se relacionando com o patrimônio, com o território, com os demais residentes e experimentando ações com o público frequentador da Casa das Caldeiras. A interação das obras com a cidade e a relação afetiva com a memória coletiva.

casa_das_caldeiras
Foto – Nego Junior

Ao final do período de residência, os residentes serão convidados a expor seus experimentos em uma grande mostra de processo a ser realizada na Casa das Caldeiras intitulada TEMPO FORTE, que além de visibilidade aos projetos, cria um espaço-tempo para diálogos, intercâmbios e transferência de conhecimentos entre os artistas residentes, profissionais da área da cultura e o público.

Obras em Construção é destinado a pessoas que estejam trabalhando no campo da arte contemporânea, da cidadania e desejando desenvolver seu projeto através de um processo de residência artística e de pesquisa em espaços não tradicionais, abertos a pluridisciplinaridade, aos encontros e aos Intercâmbios multiculturais. A candidatura pode vir acompanhada de propostas de oficinas, workshops e palestras.

A data limite para o recebimento dos documentos de inscrição para o Programa Obras em Construção 2019 é dia 12 de março. O resultado será enviado por email aos inscritos, no dia 29 de março. Mais informações aqui.