Ativismo contra Violência – Gordinhas de Ondina ganham novo visual até dia 10


violência contra mulher
Foto: Marcio Gualberto

Até este sábado – 10 de dezembro, Salvador está em campanha pelos “21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres”. O Coletivo de Entidades Negras (CEN), em parceria com Instituto Avon, encabeça a programação. A partir desta segunda (5), um dos monumentos mais populares na cidade se unirá ao Elevador Lacerda e ficará laranja- cor da campanha: as gordinhas de Ondina.

À frente da campanha em Salvador, a coordenadora de Gênero do CEN, Iraildes Andrade reforça que a campanha este ano chama a atenção para a maior incidência de violências de gênero contra mulheres negras.

“As ações, em todo país, começaram no dia 20 de novembro, justamente, no mês da Consciência Negra, e seguem até dia 10, pautando a mudança de comportamento dos homens e um debate sobre os marcos legais que existem no combate a estas violências”, enfatiza.

Em 10 anos, o feminicídio entre mulheres negras aumentou em 54%, quanto que a incidência em entre mulheres brancas caio cerca de 10%.

Neste sentido, já foram realizados debates junto a órgãos como Secretaria Estadual de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos, Secretarias de Políticas para as Mulheres – municipal e estadual -, Defensoria e Ministério Público, OAB/BA, Polícia Militar, além de diálogos junto a mulheres em cumprimento de penas e medidas alternativas e regime fechado, em Salvador.

A Campanha segue com debate junto à juventude em Lauro de Freitas e distribuição de material informativo no município e em Simões Filho, além de Salvador. Saiba mais das ações realizadas pela Campanha aqui.