Ator Danilo Cairo volta em cartaz com O Último Capítulo, agora virtual!


Foto Diney Araújo
Março de 2020, início da longa pandemia do novo coronavírus. Repentinamente, medidas de isolamento. O mudo se transpôs a virtualidade, afetando diretamente a cadeia produtiva cultural, especialmente a produção cênica. Neste novo contexto social virtual, o ator Danilo Cairo adaptou o espetáculo solo O Último Capítulo, para o que ele chama de linguagem híbrida – áudio visual com elementos cenicos do Teatro, e o transmitirá ao vivo pela YouTube em formato itinerante e interativo, com estreia no dia 09 de setembro (quarta) e temporada dias 14, 21 e 28 de setembro (segunda), sempre às 20h.
Na obra, o jovem Matias Deodato, um bacharel em Direito, que se afirma como um grande azarado no mundo e acumulador de infortúnios, decide colocar um ponto final na sua história, transmitindo tudo através de uma live dentro da casa da família em que foi criado desde criança, com o objetivo de realizar uma encenação do seu possível último dia de vida.
Casa Preta, espaço cultural no bairro do Dois de Julho, será palco para encenação e o compartilhamento das memórias da vida de Matias, a partir de cada cômodo e objetos espalhados em sua casa, bem como pensamentos sobre o sentido da existência, a metáfora da morte, as contradições do amor, as heranças da família e questionando o que vem a ser a felicidade e quais são os motivos que nós temos pra se manter vivos nos dias de hoje.
Pensando na temática do suicídio e outros assuntos relacionados a campanha nacional do Setembro Amarelo, Danilo Cairo e Toca de Teatro realizam a segunda edição do projeto TEM PSICOTERAPEUTA NA PLATEIA, em formato digital. O público assistirá ao espetáculo O Último Capítulo – inspirado em conto escrito em 1833 por Machado de Assis – e, em seguida, ocorrerá um bate-papo virtual com psicoterapeutas convidados.
É uma conversa com o público sobre o tema principal abordado (suicidio, depressão, etc.) e seus desdobramentos, ampliando as possibilidades de diálogos, esclarecimentos e aprofundamentos sobre o assunto apresentado. Entre os temas previstos estão: relações e impasses pessoais e emocionais em tempos pré e pós-pandemia, questões raciais e de gênero na sociedade, espetacularização da realidade na era digital, entre outros.
PROGRAMAÇÃO
09/09: ESTREIA
Tema: Suicídio e a Espetacularização na Era Digital
Convidado 01: Marcelo Veras – Psicanalista da Escola Brasileira de Psicanálise da UFBA, autor dos livros A loucura entre nós e Selfie, logo existo
14/09: SEGUNDO DIA
Tema: Suicídio e as Relações Pessoais em Tempos de Pandemia
Convidada 01: Soraya Carvalho – Psicologa graduada na UFBA, Psicanalista, idealizadora e coordenadora do NEPS – Nucleo de Estudo e Prevenção do Suicidio, Diretora da ABEPS – Associação Brasileira de Estudo e Prevenção do Suicidio, membro da ASULAC – Associação de Suicidologia da America-latina e Caribe, Diretora do Campo Psicanalítico de Salvador, membro da EPFCL – Escola de Psicanálise dos Fóruns do Campo Lacaniano, autora do livro: A morte pode esperar?
Convidada 02: Luana Lima – Professora, Psicóloga e Bacharel Interdisciplinar em Humanidades (UFBA), Doutoranda e Mestra em Bioética (UnB). Membro fundadora da Associação Brasileira de Estudo e Prevenção do Suicídio (ABEPS). Autora do livro: “Deverei velar pelo outro? Suicídio, estigma e economia dos cuidados”.
21/09: TERCEIRO DIA
Tema: Suicídio e as Questões de Raça, Gênero e Sexualidade
Convidada 01: Avimar Junior – Psicólogo (PUC-GO), psicanalista, mestre em educação (UFG), doutor em psicologia (UFBA) e estagio pós-doutoral em psicologia (UFBA).
Convidado 02: Paulo Navasconi – Psicólogo, membro do coletivo Yalodê-Badá. Mestre e Doutorando em Subjetividade e práticas sociais na contemporaneidade pela Universidade Estadual de Maringá. Professor e autor o Livro: Vida, Adoecimento e Suicídio: Racismo na produção do conhecimento sobre jovens negros LGBTTIs publicado no ano de 2019.
28/09: QUARTO DIA
Tema: Suicídio na Adolescência: um olhar sobre o comportamento juvenil
Convidada 01: Ludimila Nunes – Psicóloga , professora de psicologia clínica da UNEB, doutoranda em Artes Cênicas – UFBA,  Mestre em psicologia pela Universidade de Lyon – França, gestalt-terapeuta e terapeuta integrativa.  Atua há mais de 10 anos na área clínica com adolescentes e adultos.