Atriz Sanara Rocha retorna com solo “Iyá Ilu” no Teatro Sesc Senac Pelourinho


IYA ILU FOTO ANDREA MAGNONI
FOTO ANDREA MAGNONI

A atriz e musicista Sanara Rocha retorna aos palcos com seu espetáculo solo IYÁ ILU, ritual afro futurista de saudação a Ayan – a deusa do tambor. Com direção de Andrea Martins, será apresentado no dia 10 de novembro (sexta-feira), no Teatro Sesc Senac do Pelourinho, integrando a série Natas em Solos – Seis Olhares Sobre o Mundo, ação com do Núcleo Afro-Brasileiro de Teatro de Alagoinhas – NATA.

O solo propõe uma discussão com o universo da musicalidade nas cerimônias sagradas, que interditam a presença feminina a frente dos tambores sagrados. Questiona as “tradições” e procura estabelecer diálogos com a tradição e a contemporaneidade. A partir desse desejo, Sanara Rocha se debruça no mito de Ayan e na invenção do tambor batá de culto a Xangô, que deu origem ao candomblé no Brasil.

“Tina Melo, que concebe a maquiagem corporal, trouxe a mistura dos adinkras (desenhos africanos) com cores neon; Andrea Martins, que é minha colaboradora poética, produtora musical e também compositora musical deste projeto, combinou a música percussiva (orgânica) com a eletrônica”, reforça Sanara Rocha.

A série ocorrerá de 9 a 18 de novembro (quinta-feira, sexta-feira e sábado, às 20h), com ingressos a preços populares R$ 20 e R$ 10.

Vai ter “Natas em Solos – Seis Olhares Sobre o Mundo” no Teatro Sesc Senac Pelourinho!