Cachoeira receberá exibição do doc “Sou Mc Carol, 100% feminista”!


A trajetória da cantora e compositora de funk MC Carol é tema do documentário Sou Mc Carol, 100% feminista, que será exibido em Cachoeira dentro da programação do VI COMÚSICA – Congresso de Comunicação e Música. A exibição será no Auditório Maestro Tranquilino Bastos, localizado no prédio do Centro de Artes, Humanidades e Letras (Cahl) da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB).

O filme busca pensar as articulações entre música, ativismo político, feminismo e periferia na trajetória da artista. O projeto foi concebido a partir do projeto de pesquisa da professora Simone Pereira de Sá, da Universidade Federal Fluminense (UFF), e realizado pelo LabCult, da mesma instituição. O documentário ganhou o prêmio Elipse de 2018, atribuído aos três melhores curtas financiados pelo edital de mesmo nome.

O VI Comúsica acontece em Cachoeira entre os dias 03 e 05 de julho. O evento reúne no recôncavo baiano os principais pesquisadores do Brasil na área para apresentação de trabalhos e debates. Temas como sensibilidades, formações identitária, materialidades da comunicação, territorialidades e memória serão discutidos durante o congresso. O evento acontece no prédio do Cahl e a participação de ouvintes, com direito a certificado, é gratuita.

O evento é uma realização do Grupo de Estudos em Experiência Estética, Comunicação e Artes (GEEECA), coordenado pelos professores Jorge Cardoso Filho e Angelita Bogado, do Grupo Muspop, coordenado pela professora Nadja Vladi, e do Programa de Pós-Graduação em Comunicação do Cahl. O Comúsica ainda conta com apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), da Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação, Criação e Inovação (PPGCI) e da Pró-Reitoria de Extensão (PROEXT), ambas da UFRB.

PROGRAMAÇÃO

Além da exibição do documentário sobre MC Carol, também acontecem mesas de debate com os temas Matrizes culturais e resistências estético-políticas e Musicabilidades de um Sul Global: corpos e melodramas, além de grupos de trabalho para apresentação de resultados de pesquisas na área. Participam do eventos alguns dos principais nome da pesquisa acadêmica em comunicação e música no Brasil, como Adriana Amaral, da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos); Cíntia Sanmartin Fernandes, da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ); Felipe Trotta, da UFF; Leonardo Vidigal, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG); Luciana Xavier, da Universidade Federal do ABC (UFABC); Micael Herschmann, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ); Thiago Soares, da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE); e Simone Pereira de Sá.

SERVIÇO

O Que: Exibição do documentário Sou Mc Carol, 100% feminista

Quando: Quarta-feira (03 de julho), às 18h30

Onde: Auditório Maestro Tranquilino Bastos – Centro de Artes, Humanidades e Letras (Cahl) da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) – Cachoeira, Bahia

Quanto: Gratuito