Caminhada Azoany celebra 20 anos do Pelourinho a São Lázaro!


Caminhada Azoany

A 20° Caminhada Azoany tomará as ruas do Pelourinho no dia 16 de agosto (quarta-feira). O cortejo sairá do Pelourinho  até Igreja de São Roque, em São Lázaro (Federação). sentido  Será a partir das 9h, com uma missa na Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos na ladeira do Pelourinho e concentração às 12 horas, no Negros Bar – próximo à Delegacia do Turista (DELTUR).

A caminhada tem saída marcada para às 13 horas com o Afoxé Mojubá e convidados e seguirá pedindo paz, saúde encerrando aos pés de Iroko, árvore sagrada das religiões de Matriz Africana. Os interessados em participar do cortejo devem estar com a camisa oficial do evento, que  podem ser adquiridas na Sede da Associação Alzira do Conforto (Rua das Laranjeiras, n° 14, – Pelourinho).

A Azoany surgiu a partir de uma caminhada organizada por Seo Martinho, morador do Pelourinho. Azoany é uma divindade ligada à terra – na tradição jeje. Se assemelha à Kavungo do Candomblé de tradição angola e Obaluaê da ketu.

As camisas começam a ser vendidas (R$15) neste sábado (5) das 9h às 12h e das 14h às 18h. Além da Caminhada Azoany, no dia 19 de agosto (sábado seguinte à Caminhada), terá a Ressaca da Caminhada, com samba e afoxés. Para entrar, o acesso será a camisa da Caminhada.

Caminhada Azoany

Memória

A Caminhada Azoany é um cortejo religioso realizado por um grupo de pessoas ligadas ao Candomblé e à Igreja Católica, que  comemora o Dia de São Roque (Catolicismo) e  Azoany (Omolú) para os adeptos do Candomblé. Durante o percurso, os fiéis reverenciam o orixá e o santo católico, cumprindo suas promessas, agradecendo pelas graças alcançadas ou renovando seus pedidos.

Mais de 3.500 pessoas acompanham a Caminhada, tradicionalmente nestes 20 anos de tradição, percorrendo os 6Km de percurso. Ao longo deste, são entoados cânticos de louvor para o Orixá, Inkisse) e orações de agradecimento ao santo católico.

AGENDE-SE!

O que:  20 ° Caminhada e Ressaca Azoany

Onde: Pelourinho a igreja de São Lázaro

Quando:  16 e 19 de Agosto

Contatos: Albino Apolinário – 71-98802-3837 \ Sede da Alzira do Conforto –  3321-6220

Fotos Leo Ornelas