Connect with us

Música

Cantora Luedji Luna é indicada 3 vezes ao Prêmio Caymmi de Música!

Jamile Menezes

Published

on

luedji-luna

luedji luna

Um corpo no mundo! Dentre as indicações da segunda edição do Prêmio Caymmi de Música está a cantora e compositora baiana, Luedji Luna, que angariou três indicações com seu primeiro trabalho – completamente autoral – “Um corpo no mundo”. As indicações foram anunciadas na noite desta terça (4), no Teatro Gregório de Mattos, e toda expectativa e torcida agora é para a Cerimônia de Premiação, marcada para 11 de agosto.

Luedji está indicada nas categorias “Melhor Intérprete Feminino” e “Revelação” e “Melhor Videoclipe”, com “Um corpo no Mundo”, que também está indicado na categoria técnica de Direção, com Joyce Prado. Luedji conversou conosco sobre este momento, confere:

Portal SoteroPreta – Luedji, como foi pra você receber estas indicações com seu primeiro trabalho!?

Luedji Luna – Foi uma surpresa imensa e uma confirmação dos caminhos ao mesmo tempo. Essa indicação me chega com a sensação que minhas escolhas e todo meu esforço fazem sentido. É um prêmio desejado, mas só o fato de ter sido indicada, sobretudo a indicação de Melhor Clipe, que foi um divisor de águas na minha carreira, e que foi produzido por uma equipe composta quase 100% por mulheres negras, me traz muita felicidade. Reconhecimento é importante, de fato!

luedji-luna

Portal SoteroPreta – O que isso representa pra você, jovem artista negra, militante, feminista, afro-religiosa?

Luedji Luna – É preciso que a gente entenda o nosso direito de ter sonhos!

Portal SoteroPreta – Quais são os planos agora com tudo que está acontecendo?

Luedji Luna – Trabalhar, trabalhar, e trabalhar. Em agosto começo a gravação do disco, e fico concentrada nesse processo até outubro, quando ele deve ser lançado. A gravação de mais dois clipes também já está prevista para o ano que vem.

Ventos bons….

E outra notícia boa para Luedji e quem a segue, ama, curte, compartilha: o CD “Um corpo no mundo”, que buscava recursos para ser gravado via financiamento coletivo, foi contemplado no Prêmio Nacional de Expressões Culturais Afro-Brasileiras, ou seja, será gravado como a cantora desejou! A noite do prêmio Caymmi será na Concha Acústica do TCA e o público poderá participar, por meio da venda de ingressos. até lá, torcer!

Cultura

Aidil Moreira, a Negra Ginga, será homenageada no Pelô

Jamile Menezes

Published

on

Negra Ginga

No dia 15 de novembro, a trajetória e o legado de Aidil Moreira de Jesus, a eterna Negra Ginga ocupará o Largo Tereza Batista, no Pelourinho. Símbolo da culinária, da dança e da resistência das mulheres negras baianas em Salvador, Aidil terá uma celebração denominada “Homenagem a Negra Ginga”, com samba, ancestralidade e gastronomia afro-brasileira.

Nascida no bairro da Liberdade, Ginga  percorreu as ruas do bairro e do Pelourinho, se destacando como quituteira/culinarista e dançarina. Uma das grandes referências da cultura afro-baiana em Salvador, foi Deusa do Ébano do Ilê Aiyê em 1984, integrou o Balé Folclórico da Bahia e o grupo de dança do SESC. Desde 2009, a Negra Ginga realiza sua tradicional feijoada pelas ruas do Centro Histórico, reunido familiares, amigos, artistas e admiradores em torno da fé, da comida e da cultura que ela tem semeado.

Na Homenagem a Negra Ginga estão confirmadas as seguintes atrações: Grupo Bambeia, Romilson Pretão | Partido Popular e Orisun Agbárà, com participações especiais de Fabrícia Amaral, Josiane Climaco e Tiagão. A entrada é gratuita e Negra Ginga, guardiã da culinária ancestral, irá vender Feijoada Tradicional Baiana, Feijoada Carioca e Dobradinha.

Toda renda será revertida para a manutenção artística e subsistência de Ginga e família.

Esta homenagem a Negra Ginga é mais que um evento — é um ato de amor, memória e continuidade. Ela, que aprendeu a cozinhar com a mãe, fez da culinária um ato político e espiritual. Para sustentar a família, tem ocupado ruas e largos em festividades de Salvador, servindo suas iguarias — com destaque para a famosa feijoada.

O projeto Homenagem a Negra Ginga é uma realização da Ginga Buffet e Eventos, Produção da Água de Levante Produções, com Apoio do Amô Pelo Pelô, CCPI e Patrocínio do Governo do Estado da Bahia.

Serviço
O quê – Homenagem a Negra Ginga – com Grupo Bambeia, Romilson Pretão | Partido Popular, Orisun Agbárà e convidados
Quando – 15 de novembro de 2025, a partir das 13h
Local – Largo Tereza Batista – Pelourinho, Salvador (BA)

Continue Reading

Música

Orquestra Afrosinfônica reúne artistas na Praça Maria Felipa

Jamile Menezes

Published

on

Orquestra Afrosinfônica

A Orquestra Afrosinfônica, sob a regência do maestro Ubiratan Marques, vai contar com a participação de grandes nomes da música baiana na sua apresentação inédita no Festival Salvador Cidade da Música, promovido pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (SECULT), no bairro do Comércio. O show acontece neste domingo (26), a partir das 19h30, na Praça Maria Felipa.

Nesta homenagem, Ubiratan Marques vai traçar um panorama da música criada na Bahia, com a participações intimistas de Carlinhos Brown, Ilê Aiyê, Gerônimo Santana, Olodum, Sued Nunes, Nem Cardoso, Roberto Mendes, Seko Bass (BaianaSystem) e Mariene de Castro.

“Este show vai ser importante não só para a Orquestra, mas para a Bahia começar a dar um passo e começar a cuidar de nossa cultura, de nosso jardim. Vamos fazer um recorte para mostrar essa diversidade de movimentos, para que todos conheçam um pouco da história da música da Bahia, que é o berço da música brasileira”, comenta o maestro Ubiratan Marques, que com a Afrosinfônica vem realizando ensaios na Casa da Ponte, no Pelourinho.

SERVIÇO

Festival Salvador Cidade da Música.

Atração: Orquestra Afrosinfônica, sob o comando do maestro Ubiratan Marques.

Convidados: Carlinhos Brown, Ilê Aiyê, Gerônimo Santana, Olodum, Sued Nunes, Nem Cardoso, Roberto Mendes, Seko Bass (BaianaSystem) e Mariene de Castro.

Data: Domingo (26/10)

Hora: 19h30.

Onde: Praça Maria Felipa.

Aberto ao público.

Continue Reading

Música

Ex-The Voice Kids Clara Castro encerra Festival de Arte do Alto do Cabrito com show gratuito

Jamile Menezes

Published

on

Clara Castro

No próximo sábado (25/10), a Arena Point Cabrito, no Alto do Cabrito, vai receber o encerramento da quinta edição do Cabrito Berra – Festival de Arte do Alto do Cabrito, organizado pela Azeviche Produções. O projeto, iniciado na quarta-feira (22), no bairro, finaliza sua programação com Roda de Samba comandada pela cantora Clara Castro, que ficou conhecida em sua participação na 8ª temporada do The Voice Kids, quando entrou para o Time Mumuzinho. O show será aberto ao público, a partir das 20h.

Clara Castro é moradora do bairro da Boa Vista do Lobato, começou a cantar aos 9 anos de idade como brincadeira. Mas a grande virada veio quando ela gravou um vídeo e postou na internet, viralizando nas redes. O sucesso a levou a apostar em aulas de canto e participações em shows com bandas de seu bairro. Em 2023, com 14 anos, seu pai une amigos músicos para formar a banda Clara Castro, que já se apresentou em vários eventos. Ainda em 23, em sua quarta tentativa, Clara ganhou notoriedade nacional ao participar do programa The Voice Kids, em sua 8ª edição.

Dinamização e Programação

O V Cabrito Berra vem ocupando o bairro do Alto do Cabrito com intensa programação artística gratuita para a comunidade, dentre ações voltadas para crianças e jovens. As atividades ocorrem nos espaços do Grupo É Ao Quadrado, nas Escolas Municipais Padre Norberto e Bela Vista do Lobato, no Colégio Estadual Tereza Helena Mata Pires.

Já ocorreram oficina de RAP, espetáculo teatral e exibição de filmes no primeiro dia (22) e continua com oficinas de Dança, Percussão e Teatro, outras exibições de filmes e apresentação de espetáculos teatrais. Terá, ainda, roda de samba, finalizando o projeto.

Nesta quinta edição, o projeto foi contemplado pelo edital Territórios Criativos – Ano II com recursos financeiros da Fundação Gregório de Mattos, Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, Prefeitura de Salvador e da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB), Ministério da Cultura, Governo Federal.

Toda programação do V Cabrito Berra está disponível no perfil @coletivo_de_produtores.

SERVIÇO

O quê: Roda de Samba Festival Cabrito Berra, com Clara Castro & Convidados (Sr. Z e Leo Araújo)

Local: Arena Point Cabrito (Rua Cabritolândia, n° 157, Alto do Cabrito)

Horário: 20h às 00h

Aberto ao público

Fotos: Divulgação

Continue Reading

EM ALTA