Connect with us

AfroEmpreendedorismo

Carnaval baiano marca presença na Feira de Negócios no Rio de Janeiro

Avatar

Publicado

on

ilê_aiye_vovo

 

estandedaFeira

Foto: Cris Santana

 

A Feira de Negócios do Carnaval – a Carnavalia-Sambacom realiza sua 5ª edição e movimenta um dos nichos que mais desenvolve no país, o do mercado da economia criativa, em especial, com o crescimento da economia e do turismo, em consequência, da indústria carnavalesca, nas cidades brasileiras que promovem a festa. Com o intuito de permitir a troca de experiências entre os participantes para promover melhorias de serviços no carnaval, o evento é um espaço para debates com a presença dos principais nomes do samba do Brasil, entre eles, instituições, artistas, profissionais formadores de opinião e autoridades públicas.

vovô_ileDa Bahia, o bloco de samba Alerta Geral e o afro, Ilê Aiyê marcam presença na Feira, que acontece de hoje até sábado (28), no Centro de Convenções Sulamérica, no  Rio de Janeiro (RJ). Os presidentes Sr. José Luis Lopes, mais conhecido como Zé Arerê, do Alerta Geral e Antônio Carlos Vovô, do IIê Aiyê estarão presentes e promovendo a cultura baiana. As duas instituições participarão pela 2ª vez consecutiva, com o apoio do Governo do Estado da Bahia, pela relevância de suas atuações no cenário momesco do estado.

A Feira de Negócios do Carnaval promove também, o Encontro Nacional do Samba (SAMBACOM) e possui um histórico crescente entre expositores e visitantes. Em 2014, 54 empresas participaram com um público de 7 mil visitantes. Nos anos de 2015, 2016 e 2017 foram 60 expositores e 10 mil, 20 mil e 24 mil visitantes, respectivamente.

Este ano, a Feira de Negócios do Carnaval apresentará a Mostra Bahia Matriz, que é um desdobramento do Projeto Samba Vivo, central de cultura e negócios de entidades de matrizes africanas que participam do carnaval soteropolitano, com exposição itinerante que agrega elementos oriundos dos blocos afoxés, afros e indígenas, que surgem em suas respectivas comunidades, onde desenvolvem trabalhos sociais. A Mostra possui manequins estáticos trajando fantasias dos blocos, com um totem digital apresentando a história de cada um deles; a exemplo do Afoxé Filhos de Gandhy, Alerta Geral, Alvorada, Apaxés do Tororó, Ilê Aiyê, entre outros. Esta exposição foi realizada neste verão, nos principais shoppings da cidade, estações do Metrô e Aeroporto Internacional Luiz Eduardo Magalhães.

AfroEmpreendedorismo

Diálogos Insubmissos de Mulheres Negras inaugura sede no Garcia

Amanda Moreno

Publicado

on

Diálogos Insubmissos de Mulheres Negras inaugura sede no Garcia
Diálogos Insubmissos de Mulheres Negras inaugura sede no Garcia (Foto: Divulgação)

Diálogos Insubmissos de Mulheres Negras inaugura sede no Garcia. Após sete anos de atuação para valorização da produção intelectual de mulheres negras na Bahia e Estados do Nordeste brasileiro, a plataforma literária Diálogos Insubmissos de Mulheres Negras (DIMN) comemora os novos caminhos com abertura de sede própria, na Rua Prediliano Pitta, 77 – Garcia, a ocorrer no dia 06 de abril, através de parceria com a Fundação Rosa Luxemburgo.

O dia contará com várias ações: vivências com docentes, o lançamento da versão impressa do livro Slam Insubmisso – edição especial Autoras Nordestinas, e o festejo com o Baile Insubmisso, comandado pela DJ Nai Kiese.

A abertura da sede conta ainda com o apoio da Bem-Te-Vi Diversidade, do Instituto Ibirapitanga, além do Odara – Instituto da Mulher Negra, organização que é responsável legal para a formalização, bem como tem dado todo suporte, pela vasta experiência que elas acumulam em mais de 10 anos de atuação.

Festividade

A inauguração da sede será marcada por três atividades, que contarão com tradução simultânea da Pense em Libras. Das 16h às 18h, o Diálogos Insubmissos de Mulheres Negras irá promover o ‘Encontro de Avaliação sobre Formação Docente’, com participes dos aperfeiçoamentos, promovidos pelo Diálogos que ao longo dos dois anos, professores em atuação da educação básica da rede pública de ensino, da região Nordeste.

Das 19h às 21h, haverá o lançamento e distribuição de exemplares do livro “Slam Insubmisso – Autoras Nordestinas”, em sua versão impressa, com uma mesa formada pelas autoras, a jornalista, rapper e poeta Carmen Kemoly (MA); a educadora social e poetisa marginal Jessica Preta (PE); e a slammer e mestre em leitura, literatura e cultura Vanessa Cerqueira (BA). O bate papo será mediado pela Dayse Sacramento, que também é uma das organizadoras da publicação.

Para encerrar esse momento festivo, logo após lançamento do livro, das 21h às 22h, a primeira DJ residente do Instituto Diálogos Insubmissos, Nai Kiese, irá comandar o som e promover o Baile Insubmisso, com um set dançante marcado por influências no dancehall, raggamuffin, afrobeat, kuduru, funk e no próprio Hip Hop.

Livro 

O livro Slam Insubmisso, que já foi lançado no formato e-book em 2021, terá sua impressão realizada através de uma parceria entre a Editora Diálogos Insubmissos e a Fundação Rosa Luxemburgo. A obra reúne as poesias das finalistas do Slam Insubmisso 2021 – Carmen Kemoly (Maranhão), Jessica Preta (Pernambuco) e Van Cerqueira (Bahia) -, que em seus textos sugerem, criam e problematizam algumas questões que permeiam o cotidiano de pessoas negras.

A publicação foi organizada por Ayala Tude (que também traduziu toda obra para o inglês), Dayse Sacramento e Manoela Barbosa, e tem apresentação de Stella Carvalho, com projeto gráfico e ilustrações de Mareacarol.

Serviço

O quê – Diálogos Insubmissos de Mulheres Negras inaugura sede no Garcia – Lançamento de Livro e Baile Insubmisso

Quando – 06 de abril, das 16 às 22h

Onde – Rua Prediliano Pitta, 77 – Garcia

Entrada – Gratuita.

Continue Reading

AfroEmpreendedorismo

Carla Akotirene é confirmada no TEDxSalvadorWomen

Amanda Moreno

Publicado

on

Carla Akotirene é confirmada no TEDxSalvadorWomen
(Foto: Antônio Terra)

Carla Akotirene é confirmada no TEDxSalvadorWomen. A escritora, doutora em estudos feministas e consultora em políticas públicas, Carla Akotirene é uma das speakers confirmadas no TEDxSalvadorWomen, que acontece no dia 14 de maio, às 18h, no Teatro SESC Casa do Comércio.

Com o tema ‘TEDxSalvadorWomen: Delas’, promovendo a reunião de vozes de mulheres que fazem a  diferença e gerando transformação na sociedade, a 1ª edição do evento exclusivamente feminina convida para compartilhar suas experiências a baiana, que é militante acadêmica antirracista, com estudos concentrados no extermino de jovens negros, e tem sido uma importante voz no debate público sobre temas como feminismo negro, racismo estrutural, equidade de gênero e interseccionalidade.

Autora dos livros “O que é interseccionalidade?”, pela Coleção Feminismos Plurais, coordenada por Djamila Ribeiro, e “Ó Paí Prezada! Racismo e sexismo tomando bonde nas penitenciárias femininas de Salvador”, Akotirene lançou em fevereiro de 2024 a sua terceira produção, “É fragrante fojado dôtor vossa excelência”, abordando o racismo no sistema judicial.

A speaker soteropolitana é também idealizadora e coordenadora do curso de extensão da Opará Saberes, voltado à capacitação de candidaturas e ingresso de negras ao mestrado e doutorado em universidades públicas.

Carla se une a já confirmada no TEDxSalvadorWomen, Jullie Dutra, jornalista e vencedora do quadro ‘Quem Quer Ser Um Milionário’, do programa Domingão com Huck.

Os ingressos para o evento estão disponíveis através do link: www.tedxsalvador.com.br//ingressos.

Continue Reading

AfroEmpreendedorismo

Movimento Boca de Brasa reúne grandes nomes neste fim de semana

Amanda Moreno

Publicado

on

Movimento Boca de Brasa reúne grandes nomes neste fim de semana
Movimento Boca de Brasa reúne grandes nomes neste fim de semana (Foto: Divulgação)

Movimento Boca de Brasa reúne grandes nomes neste fim de semana. A capital baiana  está prestes a receber o Movimento Boca de Brasa, evento cultural que celebra a diversidade e a criatividade das comunidades periféricas do Brasil, entre os dias 21 e 23 de março, no Quarteirão das Artes da Fundação Gregório de Mattos – Ladeira da Barroquinha, Centro Histórico de Salvador.

Para 2024, o Boca de Brasa amplia fronteiras e se torna ainda maior, oferecendo programações diversificadas que incluem uma variedade de expressões artísticas com palestras e painéis destacando o empreendedorismo, o artesanato, a moda e a gastronomia local.

O primeiro dia da programação contará com os mestres de cerimônia Lucas de Matos, comunicador e autor do livro ‘Preto Ozado’ e a atriz e produtora Larissa Libório. O cronograma do dia 22 começa com o painel “Salvador Capital Afro – A Periferia como potência para as Marcas E as Marcas como Potência para a Periferia”, a partir das 9h. A mesa composta por Bárbara Menucci (AMBEV -MG), Marcelo Salgado (nAÇÃO -SP), Livia Mota Fonseca (Membro da rede #ESGpraJá -SP) com mediação de Itala Herta (DIVER.SSA- BA) destacará a importância da economia local e da diversidade cultural para um ambiente inclusivo e inspirador

Ainda na sexta-feira, o Afrochef Jorge Washinton e convidados promoverão uma explosão de sabores com a culinária musical. Em uma mesa super animada, a partir das às 11h, o rapper Mv Bill, a empresária Potyra Lavor, fundadora e CEO da IDW Company, e o talentoso coreógrafo e artivista Elivan Nascimento vão abordar o tema “O Mundo é um Grande Gueto – Periferias e Conexões”. Tudo isso no dia 22, com mediação da vice-prefeita de Salvador, Ana Paula Matos.

E mais, os jornalistas e apresentadores Val Benvindo e Aldri Anunciação, apresentarão no sábado, 23, o painel “Quem Não Se Comunica…- Qual a Cara da Periferia?” ao lado de Ronald Pessanha, indicado a profissional do ano do Prêmio Potências 2023 e especialista de Valor Social da Globo. No rol de convidados também estão o modelo internacional Carlos Cruz, Anderson Simplício do Belezas do Subúrbio e a humorista Aline França.

Espalhada por diversos locais como o Teatro Gregório de Mattos, Espaço Cultural da Barroquinha, Pátio Iyá Nassô, Espaço Boca de Brasa Centro, Sala Multiuso Nelson Maleiro, Café Nilda Spencer, além do Cine Glauber Rocha e da Ladeira do Couro, a programação está repleta de shows  com ÀTTOOXXÁ, Di Cerqueira, Salutari, MinisterérioPúblico Sound System, AFROCIDADE e Quabales convidando Vandal para animar o público.

As mais de 50 horas de atividades gratuitas são uma realização da Prefeitura de Salvador, por meio da Fundação Gregório de Mattos, em parceria com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Emprego e Renda (SEMDEC). A SEMOP, LIMPURB, Transalvador, Guarda Municipal e o Cine Glauber Rocha, também colaboraram com o Movimento.

As inscrições para  participar das atividades formativas e dos painéis serão feitas no dia das apresentações através de QR Codes espalhados pelo Quarteirão das Artes. Todos os espaços estão sujeitos a lotação. Confira a programação através do link: https://movimentobocadebrasa.com.br/index.php

Continue Reading
Advertisement
Vídeo Sem Som

EM ALTA