Casa do Benin apresenta Narrativas Literárias: encontros e reencontros entre Benin e Brasil


RodaDeConversa_CasaDoBenin (1)
Banco de imagens

A autora do livro infantil Adjokè – e as palavras que atravessam o mar, Patricia Matos, realiza na próxima quinta-feira (15) a roda de conversa Narrativas Literárias: encontros e reencontros entre Benin e Brasil. Este encontro abordará o intercâmbio cultural Brasil/Benin, históricos entre os dois países e a importância de um espaço que permita essa interação rica em curiosidades, cultura e história.

O evento acontece às 10h30, na Casa do Benin e é aberto ao público de todas as idades. A ação integra o Projeto Erês nas Instituições – Intercâmbio de Saberes e Práticas entre a Coordenadoria de Políticas Públicas de Igualdade Racial em Fortaleza e a Casa do Benin em Salvador. Patrícia Matos é professora e integrante do Núcleo de Africanidades Cearenses (NACE), da Universidade Federal do Ceará e no ano passado, lançou o livro infantil Adjokè – e as palavras que atravessam o mar na Casa do Benin. 

 

 

 

Sobre a escolha do local e a importância de encontros como esse, Matos afirma que “a Casa do Benin atua como um elo de ligação entre os dois países irmãos valorizando e difundido a história e a memórias de África na diáspora. Partindo do pressuposto de que o bem – coletivo, o bem-viver e o bem – conviver ocorre a partir das aprendizagens que acontecem através da interação, o diálogo, da leveza do ser que nos possibilita aprender. Aprender sobre nós, sobre o outro e sobre as coletividades. Aprender não somente conteúdos conceituais, visto que não somos apenas razão, mente. Mas também conteúdos procedimentais que nos farão, enquanto construtores das relações sociais, ter atitudes de transformação e justiça social.”.

 

SERVIÇO

O queNarrativas Literárias: encontros e reencontros entre Benin e Brasil – roda de conversa sobre o intercâmbio cultural Brasil/Benin, históricos entre os dois países e a importância de um espaço que permita essa interação rica em curiosidades, cultura e história

Quando: 15/03, às 10h30

Onde: Casa do Benin

Quanto: GRATUITO

Informações: Casa do Benin – 3202-7890