Centro de Umbanda Caboclo Taperoá realiza Seminário “Caminhos que levam a Exu”!


Exu

O Centro de Umbanda Caboclo Taperoá (CUCT) realiza, no dia 30 de março, o Seminário “Caminhos que levam a Exu”, que abordará o modo alegre que lhe faz jus: com exposição, esquetes de teatro e dança, exibição de filmes e animações de curta metragem, cânticos de coral e curimba, tudo mediado entre  palestras e mesas com Pais e Mães de Santo, pesquisadores e especialistas nas tradições e na cultura de origem africana.

Pra fechar o seminário, a cantora Márcia Short faz uma saudação musical ao Orixá em um pocket show com canções de carreira e menções ao universo do candomblé e da umbanda.

Laroyê…

Orixá que rege a comunicação e os caminhos, guardião das casas e das ruas – segundo a tradição Iorubá – é ele quem faz a ligação entre Orun e Aiyê, o céu e a terra, e que permite aos humanos o contato com as divindades. Há mais de cinco séculos, ainda na África, Exu foi associado com a figura do diabo cristão, e desde então é cercado de mistérios, preconceitos e desinformações. A programação do seminário visa melhorar o entendimento para combater o medo e preconceito que são origem da intolerância religiosa e do desrespeito à fé de origem africana. As mesas vão abordar temas como as lendas e mitos de Exu no Brasil e na África; as diferenças entre Exu Orixá e “Exu de Lei”; as representações de Exu na arte; e as energias, trabalhos e oferendas dedicadas a Exu.

 

Serviço

“Caminhos que levam a Exu” – Seminário

Dia 30/03/2019 (sábado) – das 9h às 17h

Local: Teatro Jorge Amado (Av. Manoel Dias, nº 2177, Pituba)

Inscrições: Pelo site www.sympla.com.br ou na secretaria do CUCT.

Valor: R$ 30,00 (trinta reais)