Cia. de Dança Robson Correia celebra 15 anos com atividades artísticas!


Em celebração aos seus 15 anos, a Cia. de Dança Robson Correia traz para Salvador um conjunto de práticas artísticas que serão desenvolvidas durante todo o mês de novembro. As atividades são gratuitas e integram o Projeto em Celebração, trazendo como temática a cultura afrodiaspórica. O público contará com espetáculos de dança, aulas públicas e exposições fotográficas no período entre 01 e 30 de novembro.

Robson Correia, idealizador da Companhia, fala sobre a importância da promoção deste evento numa cidade constituída pelo maior número de pessoas negras depois do Continente Africano. “É muito interessante abordar este assunto porque cem por cento das pessoas do elenco são negras e tem a direção de uma pessoa que também é negra. Então, nada mais oportuno do que a gente estar, cada vez mais, nos aprofundando para fazer com que a nossa cultura se torne cada vez mais visível”, afirma.

Robson Correia

Ao longo destes 15 anos, a Companhia propõe-se a desenvolver as suas apresentações nos mais variados ambientes possíveis, contribuindo para que a sua trajetória artística alcance todos os públicos.

 

Confira a programação abaixo:

  • Passos da Cia/ Um Olhar Sobre a África

Durante o mês de novembro, de 01 a 30, na galeria do Espaço Xisto Bahia, com visitação gratuita, das 9h às 22h, fica em cartaz a exposição Passos da Cia – Um olhar sobre a África. A mostra fotográfica reúne inúmeras fotos que mostram a turnê da companhia no Continente Africano, quando participou do Festival das Divindades Negras, em Lomé, capital de Togo.

  • 3D – Dança em Dose Dupla

Nos dias 20 e 21 de novembro, os bailarinos da Cia de Dança Robson Correia sobem ao palco da Sala do Coro do Teatro Castro Alves (TCA), para mostrar em uma só noite 02 espetáculos, a magia das obras Homens de Ogum e Leque de Oxum. Serão apresentadas as coreografias montadas a partir da inspiração nas histórias de divindades africanas, que representam o ferro e a indústria; e as águas doces, respectivamente.

  • Beirú das Artes Negras

No período de 18 a 24 de novembro, a Cia. de Dança realiza o Festival Beirú das Artes Negras, uma iniciativa que envolverá grupos artísticos de Dança, Teatro, Música, Artes Plásticas, Capoeira, Percussão, Performance e produção vídeo documentário, presentes em 22 bairros da capital baiana. O festival será realizado em escolas públicas e os grupos selecionados para o festival receberão um prêmio no valor de R$ 500,00.