Cia de Teatro Gente estreia em Minas com “Balada de Um Palhaço”, texto de Plínio Marcos!


Cia-Teatro-Gente
O dramaturgo brasileiro Plínio Marcos, em 1986, trouxe à cena a peça Balada de Um Palhaço, colocando o perfil do ser humano espiritualista e materialista, o conflito entre o ser e o ter. Agora, o ator Everton Machado (O Compadre de Ogum, Barrela,  Gabriela TV Globo) dá vida ao personagem “Bobo Plin”  e divide a cena com o ator Ismael Marques Jr. que interpreta “Menelão” o palhaço materialista. A quinta montagem da Cia de Teatro Gente realizará sua estreia nacional no Festival Nacional de Teatro de Teófilo Otoni de 20 a 23 de junho, a convite do Instituto Cultural In-Cena. A previsão de estreia em Salvador é para o mês de agosto.
A montagem identifica o valor da espiritualidade de Bobo Plim em oposição ao materialismo de Manelão. A partir deste duelo de desejos, o público será convidado a analisar o quão a vida tornou os homens em homens-máquinas. O intento do texto é incomodar os homens-máquinas e seus atentos maquinistas e despertar o próximo, revolver de sua condição homem-máquina.
Com direção de Nathan Marreiro (Barrela, Uma Mulher Vestida de Sol), a concepção da montagem é ser fiel ao discurso de Plínio Marcos pela sua simplicidade em nos revelar o quanto somos aprisionados em nós mesmo ou em coisas materiais. “O quanto é importante reconhecer que ainda temos nossas pernas para subir ao monte! Ou seja, o dramaturgo nos faz pensar sobre as nossas pernas, são elas que nos levam aonde nenhuma outra máquina poderia alcançar, o cume dos montes! Vou subir o monte…enquanto tenho pernas”, diz Everton Machado.
Cia-Teatro-Gente
Balada de um Palhaço tem direção musical de Maurício Lourenço, preparação vocal de Fao Miranda, preparação corporal de Emerson Ataíde, maquiagem de Priscila Marques e consultoria artística de André Luiz Dias( Grupo In-Cena, Téofilo Otoni -MG). O espetáculo recebeu o apoio de amigos e simpatizantes do trabalho que patrocinaram a montagem através de uma vaquinha virtual ( http://vaka.me/401575 ).
Além disso, como forma de captação de recursos, a equipe vem realizando vários ensaios abertos, com contribuição espontânea consciente do público, como forma de angariar recursos para a estreia. Desde abril deste ano, a Cia de Teatro Gente levou os ensaios abertos para o Festival de Teatro de Curitiba no Paraná  e em Salvador no Terreiro Ilê Axé Tagenã, na Faculdade de Educação da UFBA e no 10° Encontro Nacional sobre Atendimento Hospitalar e Domiciliar da Faculdade Batista.
Serviço:
O que: Estreia Nacional do Espetáculo Balada de um Palhaço
Onde: FESTTO – Festival Nacional de Teatro de Teófilo Otoni 2019 – Minas Gerais
Quando: De 20 a 23 de junho de 2019
Quanto: Entrada Franca
Estreia em Salvador em agosto.