Cia Teatro Griôt promove sessões de histórias, oficinas de narração e mais, com Vovó Cici e Vanda Machado!


vovo_cici
Vovó Cici

A Cia Teatro Griô realiza o projeto “HISTÓRIAS AFRO-BRASILEIRAS – Ações de leitura e literatura oral” de 23 a 29 de abril com sessões de histórias, oficinas de narração e outras ações artísticas do grupo. São histórias da cultura afro-brasileira que serão contadas nas bibliotecas comunitárias Bety Coelho e Jorge Amado. Além de apresentações das escritoras e narradoras Vanda Machado e Vovó Cici, e do espetáculo “Minha Aldeia – Sessão de histórias e cantigas do Teatro Griô”, no Teatro Eva Herz, da Livraria Cultura – Salvador Shopping.

Toda programação tem ações gratuitas como a Oficina A Arte de Narrar histórias, com os Fundadores e Coordenadores do grupo Teatro Griô – Rafael Morais e Tânia Soares (Narradores, Diretores e Professores de Teatro, Mestres em Artes Cênicas-UFBA) para educadores, mediadores de leitura e a comunidade em geral. Uma Oficina acontecerá no dia 23 de abril, das 14h às 17h, na Biblioteca Jorge Amado – Fundação Pierre Verger; e outra Oficina no dia 26 de abril, das 14h às 17h, na Biblioteca Betty Coelho. As inscrições para as oficinas poderão ser realizadas através do e-mail [email protected]

vanda_machado
Vanda Machado

O público de todas as idades poderá assistir ao espetáculo Minha Aldeia, que traz mitos e contos populares de tradições africanas, afro-brasileira, indígenas e ibérica, entremeadas de cantigas. Ancestralidade e sabedoria popular são os fios condutores da montagem “Minha Aldeia”. As fábulas recheadas de magia trazem à cena os contos de autores como Mãe Beata de Yemonjá, Ruy do Carmo Póvoas e Vanda Machado. Dias 28 e 29 de abril, às 16 horas, com entrada franca, no Teatro Eva Herz (Livraria Cultura do Salvador Shopping).

Ainda no sábado e no domingo, 28 e 29 de abril, antes do espetáculo Minha Aldeia, o público poderá chegar mais cedo, às 15 horas, para escutar as sessões de histórias das narradoras Vanda Machado (Escritora, Doutora em Educação, Criadora do Projeto Irê Ayó na Comunidade de Terreiro Ilê Axê Opo Afonja), no sábado; e de Vovó Cici (Narradora de contos populares de tradição oral; Escritora, pesquisadora na Fundação Pierre Verger).

Todas as atividades do projeto Histórias Afro Brasileiras têm entrada franca e classificação livre para todos os públicos e são voltadas para crianças, adolescentes, adultos, educadores, mediadores de leitura e a comunidade em geral de todas as idades. O projeto tem o apoio financeiro do Governo do Estado da Bahia, através do Fundo de Cultura, Secretaria da Fazenda e Secretaria de Cultura da Bahia.

Serviço/Programação:

Projeto Histórias Afro-Brasileiras – Ações de leitura e literatura oral;

Dia 23 de abril, segunda-feira – Ação na Biblioteca Jorge Amado – Fundação Pierre Verger

Dia Mundial do Livro

Das 14 às 17 horas: Oficina A Arte de Narrar histórias – com Rafael Morais e Tânia Soares;

Às 17 horas: Sessão de Histórias com o Grupo Teatro Griô

Local: Biblioteca Jorge Amado, Espaço Cultural Pierre Verger, Ladeira da Vila América, 18, Engenho Velho de Brotas

Dia 26 de abril, quinta-feira, Ação na Biblioteca Betty Coelho:

Das 14 às 17 horas: Oficina A Arte de Narrar histórias – com Rafael Morais e Tânia Soares;

Às 17 horas: Sessão de Histórias com o Grupo Teatro Griô

Local: Biblioteca Infanto Juvenil Betty Coelho, Rua Lavínia Magalhães, 42, Boca do Rio

Dia 28 de abril, sábado, no Teatro Eva Herz:

Às 15 horas: Sessão de histórias com Vanda Machado;

Às 16 horas: Apresentação do espetáculo Minha Aldeia – Sessão de histórias e cantigas do Teatro Griô

Local: Teatro Eva Herz, Livraria Cultura, Salvador Shopping.

Dia 29 de abril, domingo, no Teatro Eva Herz:

Às 15 horas: Sessão de histórias com Vovó Cici;

Às 16 horas: Apresentação do espetáculo Minha Aldeia – Sessão de histórias e cantigas do Teatro Griô

Local: Teatro Eva Herz, Livraria Cultura, Salvador Shopping.

Ingresso: aberto ao público

Inscrições:  via ficha de inscrição solicitada através do e-mail [email protected]