Connect with us

Audiovisual

‘Cine África | Em Casa’ promove sessões virtuais de filmes africanos!

Jamile Menezes

Publicado

on

Entre os meses de maio e julho, a Mostra de Cinemas Africanos promove o Cine África | Em Casa, encontros virtuais para conversar sobre filmes africanos com convidados de todo o Brasil. Adaptando-se ao formato digital, imperativo em tempos de isolamento social, o projeto apresenta nove sessões (três por mês) em torno de filmes do Senegal, Angola, Nigéria, África do Sul, Mali e Mauritânia. Para participar dos encontros gratuitos, os interessados devem se inscrever em mostradecinemasafricanos.com e aguardar instruções para assistir o filme de cada semana. As sessões acontecem sempre aos sábados (os três últimos de cada mês) e sempre às 16h. A programação abrange o período de três meses e pode se estender caso o isolamento social permaneça.

 

A programação foi montada com base em títulos disponíveis em plataformas de streaming como YouTube (um dos títulos está disponível na Netflix), todos legendados em português. Nas datas e horários programados, os participantes acessam o link da reunião virtual que será enviado por e-mail.

No dia 16 de maio, às 16h, acontece o primeiro encontro para conversar sobre o filme “Mossane” (1996), da cineasta senegalesa Safi Faye, mulher pioneira na realização de longas-metragens no continente africano. A convidada para conduzir o bate-papo com o público é a pesquisadora baiana Evelyn Sacramento, especialista na obra de Faye. A programação inclui filmes de um dos mais importantes cineastas africanos, o senegalês Ousmane Sembène, além de títulos mais recentes como “Félicité” (2017), de Alain Gomis (Senegal), “Lionheart” (2018), de Genevieve Nnaji (Nigéria) e “Heremakono” (2002), de Abderrahmane Sissako (Mauritânia).

Foto: Isabelle Films

Pesquisadores de quatro estados brasileiros fazem parte da programação: Evelyn Sacramento (BA), Marcio Paim (BA), Renata Dariva (RS), Lecco França (BA), Marina Gonzaga (RJ, residente na França), Janaína Oliveira (RJ), Maíra Zenun (RJ, residente em Portugal), Detoubab Ndiaye (BA), Hannah Serrat (MG). A ideia foi convidar estudiosos que já desenvolvem pesquisas em torno de África e cinemas africanos para enriquecer o debate.

O Cine África é um cineclube que tem como principal objetivo difundir a produção audiovisual realizada no continente africano, aumentando o repertório do público brasileiro sobre essa cinematografia. O projeto surgiu em 2019 dentro da programação do Circuito Saladearte em Salvador (Bahia), vinculado à Mostra de Cinemas Africanos. O projeto é coordenado por Ana Camila Esteves, Jusciele Oliveira e Morgana Gama, três pesquisadoras dos cinemas africanos e residentes em Salvador, que se revezam na curadoria, produção e mediação das conversas.

 

PROGRAMAÇÃO COMPLETA:

 

MAIO

16/05 (sab) – “Mossane”, de Safi Faye (Senegal,1996) – Drama ‧ 1h45min

Convidada: Evelyn Sacramento

23/05 (sab) – “Moolaadé”, de Ousmane Sembène (Senegal, 2004) – Drama ‧ 2h4min

Convidado: Márcio Paim

30/05 (sab) – “Sambizanga”, de Sarah Maldoror (Angola, 1972) – Drama ‧ 1h42min

Convidada: Renata Dariva

 

JUNHO

13/06 (sab) – “Inxeba”, de John Trengove (África do Sul, 2017) – Drama ‧ 1h28min

Convidado: Lecco França

20/06 (sab) – “Lionheart”, de Genevieve Nnaji (Nigéria, 2018) – Drama ‧ 1h35min

Convidada: Marina Gonzaga

27/06 (sab) – “Yeleen”, de Souleymane Cissé (Mali, 1987) – Fantasia/Drama ‧ 1h46min

Convidada: Janaína Oliveira

 

JULHO

11/07 (sab) – “Félicité”, de Alain Gomis (Senegal, 2017) – Drama ‧ 2h9min

Convidada: Maíra Zenun

18/07 (sab) – “Ceddo”, de Ousmane Sembène (Senegal, 1977) – Drama/Drama Político ‧ 2h

Convidado: Detoubab Ndiaye

25/07 (sab) – “Heremakono”, de Abderrahmane Sissako (Mauritânia, 2002) – Drama ‧ 1h36min

Convidada: Hannah Serrat

Audiovisual

Concurso premia filmes de jovens negros, indígenas, quilombolas e periféricos

Amanda Moreno

Publicado

on

Concurso premia filmes de jovens negros, indígenas, quilombolas e periféricos
Concurso premia filmes de jovens negros, indígenas, quilombolas e periféricos

Impulso Cultural WAWA ABA recebe inscrições até 24 de abril. Melhores projetos serão premiados com valores em dinheiro e visitas aos Estúdios Globo, no Rio

Concurso premia filmes de jovens negros, indígenas, quilombolas e periféricos. Jovens negros, indígenas e quilombolas, de 14 a 30 anos, podem se inscrever para o Impulso Cultural WAWA ABA, até a quarta-feira, 24 de abril. O Concurso, – que integra a programação da Mostra Itinerante de Cinemas Negros Mahomed Bamba (MIMB) -, irá selecionar filmes de 1 minuto totalmente realizados com aparelhos celulares.

Os critérios de avaliação consideram criatividade, originalidade, roteiro, entre outros, e os melhores projetos audiovisuais serão premiados através de uma votação aberta ao público. A comissão de curadoria da MIMB irá escolher ainda, entre os 10 vencedores, três jovens destaques que serão contemplados com uma visita aos Estúdios Globo, no Rio de Janeiro, para uma experiência imersiva.

Concurso premia filmes de jovens negros, indígenas, quilombolas e periféricos. Destinado a jovens talentos residentes em periferias e/ou comunidades tradicionais de diversas regiões do Brasil, o concurso estimula a criatividade e a inovação. Segundo Fabíola Silva, que integra a comissão de curadoria do concurso, a competição visa dar acesso a uma arte que ‘por muito tempo foi exclusiva de uma determinada classe social’. “O Impulso Cultural WAWA ABA torna-se um caminho possível para a juventude Negra e Indígina que busca visibilizar seus talentos”, afirma.

 Entre as produções que podem ser enviadas, o concurso aceita filmes de tema livre, híbridos e experimentais, a exemplo de documentário, ficção, videoclipe, vídeo-poesia, entre outros gêneros, como o humor. Após análise do comitê de curadoria, 20 produções serão hospedadas no Instagram do Festival (@oficialmimb), onde a votação acontece, através das curtidas nas publicações. Regras do concurso podem ser consultadas e as inscrições podem ser realizadas através do link https://encurtador.com.br/fjvP5 . O resultado do concurso será divulgado no dia 09 de maio.

Continue Reading

Audiovisual

Salvador recebe sessões gratuitas de Ó Paí, Ó 2 

Amanda Moreno

Publicado

on

Salvador recebe sessões gratuitas de Ó Paí, Ó 2 
Salvador recebe sessões gratuitas de Ó Paí, Ó 2 (Foto: Distribuição H2O Filmes / Divulgação / CP)

Salvador recebe sessões gratuitas de Ó Paí, Ó 2. Sucesso de bilheteria em 2023, o filme ‘Ó Paí, Ó 2’ será exibido novamente na tela de cinema, em Salvador, como parte da programação oficial da 5ª edição da Mostra Itinerante de Cinemas Negros Mahomed Bamba. A ‘Sessão Telecine’ na MIMB acontece no sábado (20), em duas exibições gratuitas – às 17h30 e às 19h30 -, no cinema Sala de Arte, localizado no Corredor Vitória. Quem desejar assistir à comédia na telona – sequência do longa-metragem que virou série e foi sucesso há 15 anos – pode retirar os ingressos através do link a seguir: https://linktr.ee/ingressosmimb. Antes do início de cada sessão, Daiane Rosário, idealizadora e produtora executiva do festival, irá mediar uma roda de conversa apresentando detalhes sobre a produção.

A MIMB também marcará presença no Telecine Touch, que irá exibir, na sexta (19), o especial ‘Aquecimento Festival MIMB’, trazendo cinco filmes estrelados e dirigidos por pessoas negras. Como parceiro o Telecine vem atuando na promoção e no fortalecimento do audiovisual negro, ampliando a exibição de produções dirigidas, produzidas e estreladas por pessoas negras. Medida Provisória, Marte Um e Mussum, o Filmis estão entre os filmes que fazem parte da programação no canal, que tem início às 16h30. A programação completa pode ser consultada no perfil do Instagram da mostra de cinema @oficialmimb.

Ó Paí, Ó 2
Pouco mais de 15 anos após o primeiro filme, ‘Ó Paí, ó 2’ foi lançado como sequência da icônica história de Roque (Lázaro Ramos) e seus vizinhos, que vivem situações polêmicas e cômicas no Centro Histórico de Salvador. Da busca pela fama à falência de bar, Dona Joana (Luciana Souza), Neuzão (Tania Toko), Edvana Carvalho (Lúcia), Erico Brás (Reginaldo), Psilene (Dira Paes) e outros atores estrelam comoções e confusões que se entrelaçam com os
animados preparativos para a tradicional festa de Iemanjá. O filme é dirigido por Viviane Ferreira, tem classificação de 14 anos e duração de 96 minutos.

Serviço:
O QUÊ: Sessão Telecine – Ó Paí, Ó 2
QUANDO: Sábado, 20 de abril
ONDE: Sala de Arte – Corredor da Vitória
QUANTO: gratuito
INGRESSOS: https://linktr.ee/ingressosmimb
SITE OFICIAL: www.mimb.com.br
INSTAGRAM: @oficialmimb

Continue Reading

Audiovisual

Rachel Reis faz show gratuito na abertura do MIMB hoje (17)

Amanda Moreno

Publicado

on

Rachel Reis faz show gratuito na abertura do MIMB hoje (17)
Rachel Reis faz show gratuito na abertura do MIMB hoje (17) (Foto: Edgar Azevedo)

Rachel Reis faz show gratuito na abertura do MIMB hoje (17). Chegou o momento de exaltar a importância das produções audiovisuais negras e celebrar a realização da 5ª edição da Mostra Itinerante de Cinemas Negros Mahomed Bamba (MIMB). A cerimônia de abertura do festival acontece nesta quarta-feira, 17 de abril, no Teatro Sesc Pelourinho, em Salvador, a partir das 18h30. Marcada pela realização de uma ação institucional com as idealizadoras e produtoras do festival, exibição de dois curtas-metragens e apresentações musicais, a solenidade é gratuita e aberta ao público – mediante retirada de ingressos na plataforma Sympla.

 A mistura de ritmos e a peculiaridade dos singles de Rachel Reis vão marcar o momento festivo. A feirense, – que foi indicada ao Grammy Latino 2023 com o álbum ‘Meu esquema’ –  vai encerrar a noite com o pop dançante de hits como “Maresia”, “Desatei” e “Motinha”. A DJ Nai Kiese – que explora um set potente – vai comandar a pista de dança com uma mistura de influências como raggamuffin, afrobeat, kuduro, hip hop e funk  funk. A cerimônia celebra o início das atividades presenciais da mostra itinerante, que ainda irá exibir dois curtas-metragens. Com direção de Tais Amordivino, ‘A menina que queria voar’ será exibido, assim como ‘Sèt Lam’, dirigido por Vincent Fontano.

Sobre a MIMB

Com atividades totalmente gratuitas, virtual e presencialmente, o festival internacional acontece em Salvador entre os dias 8 e 27 abril. Em edição especial a mostra também marcará presença em São Paulo, com atividades no dia 4 de maio, no  Cine Olido, em parceria com a SPCine. Com o tema “Cinema em Movimento: Memória nas Telas”, neste ano mais de 300 horas de atividades serão realizadas, entre debates, oficinas, masterclasses, além da exibição de 60 obras de cineasta negras e negros de diversos países.

Totalmente organizado por mulheres negras de Salvador, atuantes da cadeia produtiva cinematográfica, a mostra de cinema é viabilizada via Lei Federal de Incentivo à Cultura – Rouanet, com patrocínio master da Dow Brasil, patrocínio institucional da Prefeitura de Salvador, e do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas – SEBRAE, com  realização da Rosários Produções Artísticas e do Ministério da Cultura.

Serviço:

O QUÊ: Cerimônia de Abertura MIMB
QUANDO: Quarta-feira, 17 de abril HORÁRIO: das 18h30 às 22h ONDE: Teatro Sesc-Senac Pelourinho – Largo do Pelourinho, 19
QUANTO: gratuito
INGRESSOS: https://linktr.ee/ingressosmimb
SITE OFICIAL: www.mimb.com.br
INSTAGRAM: @oficialmimb

Continue Reading
Advertisement
Vídeo Sem Som

EM ALTA