Connect with us

Beleza

Contagem regressiva para II Marcha do Empoderamento Crespo (13)

Jamile Menezes

Publicado

on

marchadoempoderamentocrespo

marchadoempoderamentocrespo

Pense em mais de 4 mil mulheres, homens, crianças, todos os gêneros e estilos mas com um elemento de luta em comum: o cabelo. Diversas cores, texturas, comprimentos, até mesmo sua ausência. Enfim, poder. Essa foi uma das mensagens que a Marcha do Empoderamento Crespo deixou em 2015 e pretende deixar mais uma vez no centro de Salvador.

marchadoempoderamentocrespo

A II Marcha já está em contagem regressiva para acontecer dia 13 de novembro – próximo domingo –  lotar o Campo Grande mais uma vez. A concentração é a partir das 12h. Mais que um movimento estético, a Marcha é um ato político de autoafirmação negra. Ela vai tomar as ruas do entorno de forma inclusiva e diversificada:  pelos diferentes corpos, identidades de gênero, estilos de cabelos, faixa etárias e representações culturais.

“Propomos discussões dos aspectos estéticos, simbólicos e políticos relacionados ao cabelo, configurando uma rede de conhecimento, suporte e de pertencimento”.

marchadoempoderamentocrespoSerá um percurso crespo até a Praça Castro Alves, celebrando a estética negra e o poder e direito de decisão da mulher negra, do homem negro e da criança negra sobre sua imagem. Mas não é só na Marcha que este movimento se faz. A Marcha segue em caminhada  desenvolvendo ações em diferentes espaços e setores da sociedade (escolas, associações de bairro, universidades, centros de apoio entre outros).

Ela é coordenada por uma comissão que reúne estudantes, militantes, acadêmicas/os e pessoas interessadas na temática. É um grupo misto composto majoritariamente de mulheres negras. São elas: Andréa Souza, Ivy Guedes, João Vieira, Lorena Lacerda, Milla Carol Soares, Nadja Santos, Naira Gomes, Samira Soares, Vanessa Santos.

“A Marcha do Empoderamento Crespo quer “contribuir para a construção de um referencial de valorização do corpo negro e a reversão das representações negativas, na elaboração da auto-afirmação através da estética negra”.

Dentre os temas de debate que propõem estão o silenciamento que a branquitude, o racismo estrutural e a mídia impõem sobre o povo negro. Originado no Facebook, o movimento da Marcha já conta com mais de 14 mil pessoas em seu grupo oficial.

PROGRAME-SE

II Marcha do Empoderamento Crespo – 13 de novembro (domingo)

12h – Oficina de Cartazes

13h – Ensaio dos gritos

13h30 – Recital de Poesias

14h – Concentração para saída da Marcha

Local: Campo Grande

marchadoempoderamentocrespo

Foto: Marcelo Ferrão

 

“Quando digo que empoderamento não é só deixar o cabelo natural, mas uma atitude política de aceitação e afirmação do que se é e entender a beleza do que é natural em ser negra. A negra pode sim ter o cabelo que quiser, desde que isso não esteja associado à adequação a um padrão de beleza eurocêntrico. Podemos ficar lindas com o cabelo que temos.” – Manuela Cristina (Papo Reto com Manu)

Beleza

Deusa do Ébano 2024, Larissa Valéria, é do Curuzu

Jamile Menezes

Publicado

on

Deusa do Ébano 2024 foi eleita na 43º Noite da Beleza Negra.

Iniciando as comemorações pelos 50 anos do Ilê Aiyê, a 43º Noite da Beleza Negra foi histórica. A Deusa do Ébano 2024 foi eleita e é a primeira vez que uma candidata do Curuzu é ganha o título. Quem levou foi Larissa Valéria Sacramento, de 29 anos, que já estava na terceira tentativa de honrar o manto da Rainha do Ilê. Desde pequena, Larissa tem nos ensinamentos do bloco uma escola para a sua vida

“Meu pai era músico do Ilê, minha mãe associada, e eles se conheceram dentro do bloco, então eu me sinto filha dessa potência que é o Ilê, e tenho noção da responsabilidade de assumir os 50 anos. Eu sempre digo que ser a Deusa do Ébano é realizar também o sonho de uma outra mulher negra, é realizar o sonho de uma criança que se vê, ao ver você dançar”, disse a Deusa do Ébano 2024.

Larissa estudou na Band’Erê dos 7 aos 15 anos, onde aprendeu dança afro, canto e percussão e formou sua identidade de mulher preta.

“Tínhamos acesso à biblioteca do Ilê, ao terreiro Ilê Axé Jitolu e ao entendimento sobre as matrizes africanas e sobre nossa ancestralidade”, conta ela.

 

Inicialmente, Larissa trabalhava levando seu estúdio a domicílio para cuidar das tranças e cabelos de mulheres que não conseguiam ir para um salão de beleza por ter filhos pequenos. Há dois anos, ela tem o espaço Aconchego da Preta Hair, na Rua Direta do Curuzu, onde atende suas clientes, muitas delas presentes na torcida que deu grande colaboração para a conquista do título.

Larissa é casada, mãe de três filhos. A Rainha do Ilê Aiyê 2024 conta que nunca pensou em desistir. “Dancei até os nove meses de gravidez, voltei a dançar com um mês e meio de meu filho nascido. Esse foi o meu terceiro ano seguido de concurso, não teve desistência. Então, não desista. Se é o seu sonho, se é a sua realização, se é a sua meta, se é uma referência, persista e consiga” diz para as futuras candidatas.

Deusa do Ébano 2024 foi eleita na 43º Noite da Beleza Negra.

Foto André Frutuoso

Junto com a Rainha Larissa Valéria, foram eleitas como princesas do Ilê Aiyê, a dançarina e comunicadora, Lorena Bispo, 21 anos, em segundo lugar, e a professora Caroline Xavier, 25 anos, em terceiro lugar.

“Esse momento é muito marcante para mim porque eu entendo que eu sou uma ruptura da minha família, onde as mulheres eram lavadeiras de ganho, empregadas domésticas, e hoje, sou princesa do Ilê Aiyê e rainha do Malê Debalê 2023. Pela primeira vez, minha família inteira vem à senzala do Barro Preto, meu avô era cambista, ele faleceu, mas sempre quis trazer os filhos, e aí pela primeira vez minha vó veio à senzala”, conta Lorena.

Já Caroline Xavier, vencedora em terceiro lugar do concurso Deusa do Ébano 2024, desfila como princesa do Ilê Aiyê no próximo Carnaval pela segunda vez. Ano passado, ela foi eleita como princesa em segundo lugar, e mais uma vez dedicou seu título à comunidade do seu bairro, Sussuarana.

“Quando a gente faz pesquisas sobre a minha comunidade, a Sussuarana, o que mais apresenta é violência e falta de infraestrutura. Então, quando eu me coloco no palco do Ilê Aiyê, eu trago possibilidades de também ter noticiários sobre a Deusa do Ébano na Sussuarana. Na minha Sussuarana, tem reis, rainhas, tem grupos culturais de poesia, teatro, dança, capoeira, arte, então quando trazemos mais um título, a gente também oportuniza e visibiliza os grupos que lá já existem há muito tempo fazendo cultura e arte. Então é mais um título, é mais uma memória positiva da minha comunidade”.

Continue Reading

Beleza

Loo Nascimento celebra 10 anos da Dresscoração e Iloostre

Jamile Menezes

Publicado

on

Loo Nascimento veste vermelho e está sorirndo de lado.

Referência em moda afro-brasileira, a empreendedora Loo Nascimento, também conhecida como Neyzona, celebra os 10 anos de suas marcas Dresscoração e ILoostre.

Loo Nascimento lança o Portal Dresscoração para comemorar as conquistas desse projeto, que se destaca pelo seu estilo voltado para a história de diáspora e ancestralidade. Nesse site, Neyzona compartilha experiências com o empreendedorismo ancestral, trajetórias e novidades das marcas.

Dresscoração é uma marca de roupa de estética afro-brasileira com estampas e texturas que refletem a cultura diaspórica. E ILoostre, se inspira nas ganhadeiras, as primeiras mulheres empreendedoras no Brasil, que usavam suas joias como forma de comunicação e identificação visual.

Continue Reading

Beleza

Biomédica Jéssica Magalhães lança e-book “Como Cuidar da Minha Pele Preta”

Jamile Menezes

Publicado

on

Dra. Jessica Magalhaes

A biomédica esteta, Drª Jéssica Magalhães, especialista em pele preta, com mais de dez anos de experiência, lança seu primeiro ebook, intitulado, ‘Como Cuidar da Minha Pele Preta’. O guia inédito oferece informações valiosas sobre os cuidados específicos para diferentes tons de pele negra, abordando questões discutidas no dia a dia.

Ao explorar tópicos como o surgimento de manchas na pele, o ressecamento e a importância dos cuidados, a Drª Jéssica Magalhães oferece respostas claras e orientações práticas para as dúvidas mais frequentes.

“O livro apresenta uma proposta inovadora, destacando os ativos mais adequados e esclarecendo suas funções específicas. A obra responde a perguntas como “Que tipo de sabonete devo usar?” ou “Quais são os melhores ativos para minha pele preta?”. Ao fornecer informações diretas e descomplicadas, o ebook capacita os leitores a iniciar uma rotina básica de cuidados de maneira simples e eficaz”, explica a especialista.

 

O manual, baseado em conhecimentos especializados, aborda também os cuidados para a pele a partir dos 40 anos, já que as necessidades mudam conforme o tempo e é preciso uma adaptação para cada momento.

O guia está disponível para download digital, permitindo que os(as) interessados(as) tenham acesso imediato ao conteúdo. Para mais informações sobre o ebook e valores, é necessário entrar em contato através do Instagram (@dra.jessicamagalhaes) ou WhatsApp (71 99965-8477), ou através do link.

Continue Reading
Advertisement
Vídeo Sem Som

EM ALTA