Conversa com intelectuais negras e negros acontece no Espaço de Humanidades Ossos 21!


No próximo sábado, dia 05 de outubro, o Espaço de Humanidades Ossos 21 recebe a socióloga e ativista negra Vilma Reis e o poeta Nelson Maca. Este vem acompanhado do mestre percussionista Jorjão Bafafé. A dupla apresenta o espetáculo TAMBORISMO. Após a introdução poética musical, os convidados participam de uma roda de conversa sobre cultura aberta à comunidade. O início desse novo ciclo de diálogos será às 17h.

O Espaço de Humanidades Ossos 21 existe há mais de 20 anos; nasceu itinerante, com o objetivo de colaborar na preparação da juventude negra e de pessoas de baixa renda para seu ingresso na Escola Técnica Federal da Bahia. Da Escola, são oriundos seus idealizadores, professor Juraci Tavares e professora Elizabeth Tavares. O casal destinou uma casa exclusivamente a sua missão sócio-cultural.

Situada na rua dos Ossos, número 21, o espaço tem inserido novas atividades em sua programação, tais como iniciação musical e yoga, além de ensaios para espetáculos culturais. As aulas preparatórias continuam, porém, agora, voltadas para o Instituto Federal da Bahia e universidades públicas.

vilma
Vilma Reis | Fto Adeloyá Magnoni

A antiga sede, situada no bairro do Santo Antônio Além do Carmo, passou por uma reforma no início de 2019. A reestruturação de seu espaço físico possibilita que novas ações se somem às já tradicionais. Segundo o professor Juraci Tavares, “o tempo circular permite uma construção interna e indivisível. Ancestralidade e contemporaneidade são momentos unos”.

Desta forma, o projeto Espaço de Humanidades Ossos 21 tem como motivo gerador e objetivo central fomentar o desenvolvimento humano por meio da educação, cultura e arte enquanto instrumentos mediadores de trocas de saberes. Sua extensa agenda para 2019/2020 inclui as conversas com intelectuais negros e negras, parceiros e parceiras de diferentes matizes da cidade, com disposição para desenvolver atividades culturais, oficinas, debates sobre literatura. Outra ação prevista para efetivação em curto prazo é a fundação de um cine clube.

SERVIÇO

O Quê: Novo ciclo do Espaço de Humanidades Ossos 21 – Conversa com intelectuais

negras e negros da cidade recebe a socióloga Vilma Reis e a performance

TAMBORISMO com Nelson Maca e Mestre Jorjão Bafafé

Quando: 05.10.2019 (sábado)

Horário: 17horas

Local: Rua dos Ossos, 21, no bairro Santo Antônio Além do Carmo, em Salvador – Bahia.

Entrada: franca