Convocatória para 2ª edição do Concha Negra inscreve até 29 de agosto!


concha-negra

É chegada a reta final das inscrições para a 2ª edição do Concha Negra, que vai apresentar, de novembro de 2019 a fevereiro de 2020, espetáculos que representam a riqueza da produção musical afro-baiana no palco da Concha Acústica do Teatro Castro Alves (TCA). Podem participar produções musicais da Bahia – bandas, artistas, grupos, coletivos, mostras, festivais, projetos especiais –, contemplando estilos como samba, reggae, afro, afoxé, hip hop, entre as outras diversas variações deste cenário.

A candidatura deve também prever a inclusão de uma performance de abertura, que contemple outras manifestações artístico-culturais da negritude baiana, para além da música. Realizada pela Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb), entidade vinculada à Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA), por meio do TCA, a convocatória para seleção de propostas para compor a programação fica aberta até 29 de agosto, nos sites www.tca.ba.gov.br,www.fundacaocultural.ba.gov.br ou www.cultura.ba.gov.br.

O Concha Negra é uma iniciativa do Governo da Bahia que se compromete a fomentar a diversidade cultural da Bahia, suas tradições e patrimônios, garantindo o lugar da música afro-baiana na programação mensal da Concha Acústica do Complexo do TCA. Sua realização parte de premissas das políticas reparatórias previstas na constituição do Estado da Bahia e no Estatuto da Igualdade Racial.

A primeira etapa do projeto foi realizada entre setembro de 2017 e fevereiro de 2018, com shows de Filhos de Gandhy, Muzenza, Ilê Aiyê, Cortejo Afro, Olodum e Malê Debalê. Além das apresentações principais, cada espetáculo teve a participação de pelo menos um convidado especial e também uma abertura com intervenções de outras linguagens artísticas, como teatro, dança e moda.