Coro OyáIgbalé realiza a terceira edição do Espetáculo Omolu, o Rei da Terra!


Coro OyáIgbalé
Coro OyáIgbalé

O Coro OyáIgbalé do Departamento de Educação do Campus I da Universidade do Estado da Bahia (UNEB) realiza a terceira edição do Espetáculo Omolu, o Rei da Terra(2019). A atividade em 2019 visa chamar à atenção para a tarefa da cultura como mecanismo de combate ao racismo cultural e ao preconceito em relação a cultura afro-brasileira. Propõe, em especial,a valorização da música sacra do Candomblé como expressão da Arte. Será no dia 1ª de agosto, das 15h às 17h, no Auditório do Departamento de Ciências da Vida, prédio I (DCV-I) do Campus I da UNEB.

O III Espetáculo “Omolu, O Rei da Terra”  é dedicado para os  “Orixás da Família das Palhas” (OrixásOmolu, Nanã, Oxumarê, Ewá, Ossain e Inkisse Tempo). O culto popular dos Orixás Nanã e Omolu e do Inkisse Tempo é muito o importante na cidade de Salvador e na Região do Recôncavo Baiano, quanto nos campos da promoção cultural e turismo religioso. No que tange as tradições de matriz afro-brasileira o mês de agosto marca o imperativo de signos que representam o mistério da vida, da morte e da cura.

O evento é voltado para a comunidade acadêmica da UNEB e para o público externo.

SORTEIOS

Como forma de divulgar  e incentivar o acesso a cultura afro-brasileira serão sorteadas no evento camisetas com estampas dos Orixás, Omolu, Oxóssi e Xangô e Iansã; além de duas gravuras dos Orixás Oxum e Oxumarê. Os brindes serão sorteados para o Público e para os integrantes do Grupo “Amigos do Coro OyáIgbalé” cujo cadastro pode ser feito mediante envio de mensagem via Aplicativo WhatsApp para (071) 985240462. O Grupo “Amigos do Coro OyáIgbalé” agrega pessoas da comunidade externa e da comunidade acadêmica da UNEB que atém de interagir recebem informações sobre as atividades do projeto como oficinas de canto e de percussão, espetáculos, minicursos e palestras; além, de ter acesso ao sorteio de brindes.