Curso “Marxismo e Pan-Africanismo” acontece na Faculdade de Direito da UFBA!


Hakim Adi.
Hakim Adi.

Entre os dias 26 a 29 de março de 2019, acontece o II Ciclo do Curso de Extensão Marxismo e Pan-Africanismo, com  palestrantes internacionais e inúmeros intelectuais e ativistas dos movimentos, instituições e organizações políticas. Será na Faculdade de Direito da UFBA – Graça.

Durante o Curso Marxismo e Pan-Africanismo ocorrerá exposição de livros de diversas editoras, além de apresentações artísticas com artistas pretos e pretas da cidade de Salvador. Todas as atividades serão certificadas pela Pró-Reitoria de Extensão da UFBA.

O Curso é uma iniciativa inovadora que compreende a disputa por uma epistemologia e práticas transformadoras, com o objetivo de pautar a necessidade da formação teórica, política e cultural com viés anticapitalista, antirracista e antipatriarcal. Além de difundir expressões artístico-culturais centradas na estética e conteúdo do povo preto da África e da Diáspora.

Neste ciclo os Palestrantes serão:

Dr. Hakim Adi. Professor de História da África e da Diáspora Africana, na Universidade de Chichester – Reino Unido. É membro fundador da Associação de Estudos Negros e Asiáticos em Londres. Autor de inúmeras obras, dentre as quais: “Africanos ocidentais na Grã-Bretanha 1900-1960: Nacionalismo, Pan-Africanismo e Comunismo (1998)”, “História Pan-Africana: Figuras Políticas da África e da Diáspora desde 1787 (2003)”; “Pan-africanismo e Comunismo: A Internacional Comunista, África e a Diáspora, 1919-1939 (2013)”, “Pan-Africanismo: uma história (2018)”, e outros.

Patrícia Alexandra Godinho Gomes
Patrícia Alexandra Godinho Gomes

Dra. Patrícia Alexandra Godinho Gomes. Professora Associada visitante no Programa de Pós Graduação em Estudos Étnicos e Africanos Pós-Afro da Universidade Federal da Bahia (CEAO-UFBA). É pesquisadora associada do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisa da Guiné-Bissau e membro associado do Conselho para o Desenvolvimento da Pesquisa em Ciências Sociais em África (Codesria). Autora de inúmeras obras, dentre as quais: “Os fundamentos de uma nova sociedade: o PAIGC e a luta armada na Guiné-Bissau 1963-1973 (2010)”. É co-autora da obra: “O que é feminismo? (2015)”. É organizadora das obras: “Gênero, cidadania e identidades (2009)” e “Encontros e desencontros de lá e de cá do Atlântico: mulheres africanas e afro-brasileiras em perspectiva de gênero (2017)”.

INSCREVA-SE! 

 

 

 

PROGRAMAÇÃO


26/03

18h – Mesa de Abertura do II Ciclo do Curso Marxismo e Pan-Africanismo (Auditório)
19h – Palestra com Dr. Hakim Adi: “Pan-Africanismo: Uma História”.

27/03

18h – Palestra com Dra. Patrícia Godinho Gomes: “As Mulheres e/no Pan-Africanismo: Pensamento e Ação (e vice-versa) (Auditório).

28/03

18h – Palestra com Dr. Hakim Adi e Dra. Patrícia Godinho Gomes: “Pan-Africanismo e Comunismo”. (Auditório).

29/03 – Espaço Aberto para Proposições.

Informações

E-mail: [email protected]