Dandê leva diálogo entre ancestralidade e futurismo ao Oliveiras


Dande
Crédito: Flora Rodrigues/Divulgação

O músico Daniel Dandê chega ao Santo Antônio Além do Carmo no terceiro show da série Live Set. Depois de passar pelo Porto dos Livros (Barra) e Tropos (Rio Vermelho), é a vez do Oliveiras receber o projeto autoral. A apresentação acontece nesta sexta (06), às 20h. A entrada custa R$ 10. Os percussionistas Anderson Petti e Gabriel do Jeje e a poetisa Letícia Argolo participam do show. Dandê toca acompanhado por Ricardo Flocos nos bits de bateria eletrônica.

Com single disponível nas plataformas de streaming, como Spotify e Deezer, Dandê prepara o lançamento do seu primeiro EP, previsto para abril. O músico apresenta um som que cria um diálogo entre a ancestralidade e o futurismo, ambos enraizados nas matrizes afrobaianas. A proposta conceitual e estética está colocada na temática das letras, na mescla entre tambores, guitarras e sons eletrônicos e na estrutura rítmica das canções, baseadas nas claves do universo percussivo baiano. Na série Live Set, a ideia é experimentar sonoridades em um formato reduzido, na qual ele se divide entre violão, pandeiro e bits eletrônicos criados no instrumento digital conhecido como Ableton Push.

Daniel Dandê

Soteropolitano de Itapuã, Daniel Dandê é compositor, multi-instrumentista, produtor cultural e poeta. Desde 2012 se debruça sobre o entendimento da música popular brasileira, colocando-se profissionalmente nas diversas expressões da arte. Todavia, foi em 2016 quando começou a estudar o método Universo Percussivo Baiano (UPB), de Letieres Leite, que ocorreu seu mergulho musical nas claves rítmicas.

Apesar do violão ser o seu principal instrumento, Dandê aprofundou nos estudo percussivos e eletrônicos, que trouxe à sua arte o rigor técnico e sofisticado das polirritmias e seus signos culturais. Após fomentar a cena de Salvador com projetos como “Ocupação Coaty” e o espetáculo/coletivo de arte marginal “Clicheria”, como artista e produtor cultural, Dandê lança seu primeiro disco no início deste ano (2018), o primeiro-grande-marco de sua carreira de raiz autoral influências de um universo de ritmos afro futurísticos.

SERVIÇO

O quê: Dandê Live Set, com Anderson Petti, Letícia Argolo e Gabriel do Jeje

Quando: Sexta-feira, 06 de abril, às 20h.

Onde: Oliveiras – Santo Antônio Além do Carmo

Quanto: R$ 10