Documentário aborda intolerância religiosa e polêmica envolvendo o acarajé!


 

Em tempos de polarização política e intolerância religiosa, sobrou até mesmo para um dos ícones da culinária baiana, o acarajé, que corre risco de perder o título de Patrimônio Histórico e Imaterial pela descaracterização da receita e sua comercialização por pessoas de outros credos. Foi com base em acontecimentos históricos e relatos de baianas de acarajé que surgiu a ideia do documentário Àkàrà, no fogo da intolerância. 

O longa foi exibido pela primeira vez para convidados no dia 21 de janeiro, Dia de Combate à Intolerância Religiosa, no Espaço Itaú de Cinema – Glauber Rocha e sua próxima exibição será no dia 12 de fevereiro, no Cine Teatro Lauro de Freitas, às 18h, seguido de uma mesa de debate sobre intolerância religiosa com presença da Mameto Kamurici do Terreiro São Jorge Filho Da Goméia e diretora presidenta do Afro Bankoma, do Babalorixá Anderson Argolo de Oxalá do Terreiro Ilê Axé Ala Obatalandê, da Yalorixa Jaciara Ribeiro do Axé Abassá de Ogum, e Mãe Cacau do Mansu Dandalunda Oyá Kissimbi N’ zambi.

Em Àkàrà, no fogo da intolerância, três baianas de acarajé conduzem a narrativa, que conta também com a participação de líderes religiosos e especialistas, que discutem a intolerância praticada contra as religiões de matriz africana. “Fizemos um apanhado dos casos mais marcantes dos últimos anos, uma análise histórica partindo da perspectiva de quem sofre este tipo de violência e a relação com o racismo estruturante instaurado na sociedade”, explica a diretora do longa, Cláudia Chávez.

A equipe de produção do documentário lançou o projeto de cine-debate, “Àkàrà na Mesa de Debate” que está em fase de captação de recursos.  “ Queremos levar o filme para exibir em diversos locais, mediante articulação entre os parceiros interessados em ampliar o pensamento em torno dos temas propostos no filme”, adianta Claudia.

Serviço:

O que: Exibição do documentário Àkàrà, no fogo da intolerância

Quando: dia 12 de fevereiro de 2020; às 18h

Onde:  Cine Teatro Lauro de Freitas – Praça João Thiago dos Santos, S/N – Centro, Lauro de Freitas

          

ENTRADA FRANCA