Duo B.A.V.I lança single “Deixe o Negro Viver” em parceria com a rapper Negra Jaque!


DuoBavi
Foto Julia Dominguez

 

Os baianos Anderson Petti e João Almy  (Duo B.A.V.I) lançam nesta quinta-feira, 10, o single “Deixe o Negro Viver”, em parceria com a rapper porto-alegrense Negra Jaque,. A faixa traz o tema da apropriação cultural e esvaziamento de sentido como forma de extermínio simbólico da população negra.

Anderson Petti explica que a música não é uma súplica ou pedido de autorização. “É mostrar que a formação do povo brasileiro se move através das experiências, história e cultura afrodiaspórica nos meios econômicos e costume de consumo. A música relata de forma séria, sem ser tensa, às práticas de apropriação cultural do povo negro como também as tentativas de alterar a história, narrativa e valores ancestrais. É para quem já estiver buscando uma forma de equilibrar as diferenças socias com ideias que possam acabar com o racismo estrutural”, define.

João Almy complementa que “a gente está falando de apropriação cultural em vários níveis, que tem impacto econômico na vida do povo negro e consequentemente esvazia o sentido de muitos elementos da cultura e acaba sendo mais uma faceta de extermínio, através da desvalorização da identidade do povo negro. Cultura fala muito sobre identidade e esse processo de apropriação rouba muito do que é ancestralmente de direito”, destaca.

 

Rapper Jaque
Rapper Jaque

Single nas plataformas Spotify, Deezer, Apple Music, Amazon Music, Tidal e Napster