É hora de retomar a Insubmissão literária! Vai ter Diálogos Insubmissos – edição especial!


dialogos_insubmissos2

No Novembro Negro, o Diálogos Insubmissos de Mulheres Negras convida a escritora Cristiane Sobral para abordar o tema Terra Negra: insubmissões de mulheres negras para transfo (a)mar. Nesta edição, o objetivo principal será refletir sobre como é um ato de insubmissão para as mulheres negras amar a si mesmas, além de entender e respeitar os próprios sentimentos. Será no dia 24 de novembro, com uma edição também especial, no dia 23, do Dialoguinhos – voltado para o público infantil.

Os Diálogo Insubmissos são um projeto da doutoranda em Literatura e Cultura, Dayse Sacramento, já tendo reunido mais de 3 mil pessoas em edições anteriores. Na pauta, a produção literária negra e feminina e na referência original, a obra da autora, Conceição Evaristo.

“Estas possibilidades representam atos potentes de subversão e indisciplina, quando as dinâmicas do racismo e do sexismo nos relegou/usurpou o direito de sentir. Deste modo, mobilizaremos as nossas energias literárias para apostar na capacidade transformadora dos afetos e implicar outros debates sobre as nossas subjetividades” – Dayse Sacramento

Será um encontro sobre ancestralidade, resistência e – sobretudo – amor.  “São inúmeros os obstáculos enfrentados pelas mulheres negras brasileiras. Cuidar mais de nós mesmas ainda é um desafio, é preciso agir de forma a desafiar estereótipos e paradigmas impregnados em nossos corpos. Estes que são programados diante das dinâmicas do racismo e do sexismo como sistemas estruturantes das relações de trabalho, afeto e consumo. Urge o debate sobre as nossas subjetividades e o campo literário é um espaço fundamental para a representação do nosso jeito de ser e de existir nesse país”, pontua Dayse.

luedji luna

PROGRAME-SE!

A palestra de Cristiane Sobral será mediada pela Doutora em Literatura e Cultura, Ivana Freitas, dia 24 de novembro (sexta), no Espaço Xisto (Barris). Nas intervenções artísticas, terá Rool Cerqueira, Juh França e Vanessa Coelho, integrantes do Coletivo ZeferinaS, de Poesia e encerramento com show da cantora Luedji Luna, em parceria com o projeto Novembro das Artes Negras, da Fundação Cultural do Estado/SecultBA. Ambos serão abertos ao público, com entrada sujeita à lotação do espaço, a partir das 18h.