Ebook ilustra ritos e cotidiano em terreiros de candomblé através da fotografia


Foto Iuri Marc

 

Um passeio pelos ritos e tradições do candomblé através da fotografia, essa é a proposta do livro AWO – Luzes e sombra de uma religião em trânsito” que será lançado em formato digital no dia 3 de março. As imagens foram produzidas pelo fotógrafo baiano Iuri Marc, formado pela prestigiosa escola de fotografia FPSCHOOL de Milão (Itália), e ilustram o cotidiano de dois terreiros baianos: o Ilê Axé Ewê, localizado na Fazenda Grande do Retiro e o  Asé Ojisé Olodumare, que fica na vila de Barra do Pojuca, em Camaçari. O livro estará à venda no site da Amazon a partir da data de lançamento no link: encurtador.com.br/afmsG

 

A obra fotográfica apresenta a cultura religiosa em todos os seus aspectos, desde a cozinha ritualística, à preparação do vestuário, adornos e organização do espaço, até as manifestações de culto aos orixás. Iuri utiliza especialmente do recurso em preto e branco, brincando com luzes e sombras, utilizando o contraste da pele negra com as vestimentas brancas em reverência a Oxalá. Mas o livro também traz fotos coloridas e planos detalhes que transmitem seu olhar artístico.

Iuri pretende lançar ainda um segundo volume do livro onde apresentará o culto aos orixás em terreiros de candomblé localizados nas cidades de Milão e Roma, na Itália. A ideia é retratar uma religião de matriz africana ambientada dentro da cultura de um país europeu.

O projeto tem apoio financeiro do Estado da Bahia através da Secretaria de Cultura e do Centro de Culturas Populares e Identitárias-CCPI (Programa Aldir Blanc Bahia) via Lei Aldir Blanc, direcionada pela Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo, Governo Federal.

 

SERVIÇO:

Lançamento do livro: “AWO – Luzes e sombra de uma religião em trânsito”

Autor fotográfico: Iuri Marc

Textos de apresentação: Marianna Soffiantino

Data: 3 de março

Valor: R$ 24,90

Venda na Amazon: encurtador.com.br/afmsG

Acompanhe em @iurimarc