“Encontro Zózimo Bulbul Itinerante” chega a Salvador com programação especial na Sala Walter!


Haile Gerima

 

A Sala Walter da Silveira acolhe, nos dias 10 e 11 de setembro, o “Encontro de Zózimo Bulbul Itinerante”. A programação é gratuita e conta com master classes, debates e exibições de filmes de Haile Gerima, cineasta etíope radicado nos EUA, e da diretora norte-americana, Shirikiana Aina, que vão estar em Salvador durante a atividade. Outra convidada muito especial é a pesquisadora de Cinema Africano, Janaína Oliveira, responsável pela mediação dos bate-papos com o público. 

A realização do evento na capital baiana é resultado de uma parceria com a Fundação Cultural do Estado da Bahia (FUNCEB), através da sua Diretoria de Audiovisual (DIMAS). O “Encontro Zózimo Bulbul Itinerante” – que já é referencia de cinema no Brasil e na America Latina – é uma importante ação de fortalecimento e intercâmbio entre novos cineastas, promovendo a reunião de gerações e a valorização da ancestralidade.

Shirikiana Aina

Sobre os Convidados:

Haile Gerima: Professor e cineasta da Etiópia, vencedor inúmeros prêmios com o filme Sankofa (1993). Seu último longa-ficcional “Teza” (2008) foi indicado ao Festival de Veneza e ganhou o Etalón de Ouro, prêmio máximo do FESPACO (Festival Panafricano de Cinema e Televisão de Ouagadougou). 

 

Shirikiana Aina: Co-produziu “Sankofa” (1993), dirigido por seu marido, Haile Gerima, que recebeu críticas e prêmios por sua representação dos horrores da escravidão nas Índias Ocidentais e da busca da liberdade. Seu trabalho mais recente inclui “Through the Door of No Return” (1997), que documenta a jornada de Aina para Gana e a experiência de seus ancestrais. Esta característica foi mostrada no Festival de Cinema de Toronto em 1997. Ela também trabalhou como diretora de fotografia para vários documentários, como “Política do Cinema Africano” e “Em Tornar-se uma Mulher”.

 

Janaína Oliveira: Pesquisadora e curadora, Janaína Oliveira é doutora em História, professora no IFRJ (Instituto Federal do Rio de Janeiro), e Fulbright Scholar no Centro de Estudos Africanos na Universidade de Howard, em Washington D.C. nos EUA. Realiza pesquisas centradas na reflexão sobre Cinema Negro, no Brasil e na diáspora, e também sobre as cinematografias africanas, sempre buscando conexões que possam incidir também na área da educação das relações étnicorraciais.

 

Programação:

10/09 – Segunda-feira

 

·  09h – Abertura

·  09h15 às 12h – Master Class com Haile Gerima;

·  14h – Exibição de “The Maroons – Sampler I /Working in progress”. e “Teza”. Direção. Haile Gerima

·  18h30 – Roda de conversa com Haile Gerima e Shirikiana, mediada por Janaína Oliveira.


11/09 – Terça-feira

 

·  09h às 12h – Master Class com Shirikiana Aina;

·  14h – Exibição de “Bush Mama”. Direção Haile Gerima. E “The Footprints of Panafricanism” Direção. Shirikiana Aina