Escritor senegalês Felwine Sarr lança livro em Salvador!


Felwine Sarr
Nos dias 08 e 09 de outubro o escritor e economista Felwine Sarr estará em Salvador para o lançamento do seu livro “Afrotopia” (N-1 Edições). Na obra, ele defende que a África divulgada pelos países colonialistas não tem nada a ver com a África contemporânea. Depois de Salvador, Felwine segue para São Paulo.
“É hora de os africanos realizarem uma auto-reflexão, pensarem nas suas soluções e tornarem-se menos vulneráveis às influências exteriores veiculadas em nome de um interesse que não é necessariamente o seu”, diz Felwine. 

No dia 8 de outubro (terça-feira), às 18h30, será na Aliança Francesa Salvador (Teatro Moliére da Aliança Francesa – Ladeira da Barra). Haverá um debate denominado “Afrotopia diálogos contemporâneos”, com a presença do autor e mediação de Mamadou Gaye, diretor da Aliança. Já no dia 9 de outubro (quarta-feira), às 18h, será no Auditório Milton Santos CEAO-UFBA (Largo Dois de Julho, Centro), onde também terá Roda de Conversa com presença do autor e mediação de Jamile Borges.

Dissípulo do camaronês AchilleMbembe (de “Necropolítica”), o livro de Felwine pensa a África não mais com referências de progresso e desenvolvimento impostas pelo ocidente. Pensa a África sob o prisma de uma mixagem entre a África contemporânea, seus processos específicos de descolonização e suas tradições.  O comércio transatlântico e o colonialismo foram sinônimos de extração de riquezas e de seres humanos, de desestruturação das sociedades, de distorções institucionais, de violação cultural, de alienação e de inscrição das sociedades dominadas em trajetórias pouco vistosas“, explica o escritor.

Preço: R$ 69 (R$60 para leitores que comprarem no lançamento), 10% de desconto pelo site https://n-1publications.org/