Concurso para Escritores Escolares de Poesia e Redação está com inscrições abertas


estudantes-cotas
Foto: Divulgação

Procurando estimular a escrita, a Fundação Pedro Calmon (FPC/SecultBa), por intermédio da Diretoria do Livro e da Leitura (DLL), lançou o Concurso de Poesia e Redação para Escritores Escolares, que já está na quinta edição. O concurso visa sensibilizar e mobilizar jovens a escreverem e revelar talentos. A iniciativa é da Diretoria do Livro e da Leitura da Fundação Pedro Calmon – instituição vinculada à Secretaria de Cultura do Estado da Bahia. O objetivo é estimular a prática da escrita criativa entre crianças e jovens estudantes do Ensino Fundamental I (1º ao 5º ano) e II (6º ao 9º ano), e do Ensino Médio e Médio Técnico por meio da sensibilização e premiação de textos em prosa e verso.

Em sua última edição, o Concurso teve aproximadamente 1.200 inscritos em mais de 60 cidades da Bahia, envolvendo 232 escolas distribuídas por 26 dos 27 Territórios de Identidade do estado. Como consequência desta ação, espera-se não apenas dar visibilidade e revelar novos talentos, mas que esta também seja uma forma de reconhecer, direta ou indiretamente, a convergência de ideais nos esforços de estímulo à escrita, e à leitura também, já que ambas andam juntas, postos em prática pela comunidade escolar e por familiares.

Além disso, o Concurso promove a integração entre estudantes de escolas das redes de ensino, pública e privada, do Estado da Bahia. Para participar, o candidato deve estar matriculado em uma escola do Estado da Bahia, podendo se inscrever em apenas UMA das categorias previstas, POESIA ou REDAÇÃO – com ficcional ou não – apresentando texto inédito. O tema é livre. Gabriel da Silva Bastos (19), vencedor da última edição sob o tema Violência doméstica e abandono ao idoso, conta que na época estudava no 3º ano do Ensino Médio no Instituto Federal da Bahia (IFBA), em Feira de Santana, e foi incentivado pela professora de Língua Portuguesa a participar do concurso. Hoje, está na Universidade.

Segundo Gabriel, é muito importante que as pessoas participem do concurso, pois qualquer um pode ser um escritor. “O concurso estimula a gostar de literatura, e desejo que muitos se inscrevam e se animem, pois é uma ótima oportunidade para os estudantes dizerem o que pensam”, incentiva. Este pensamento também é compartilhado pela estudante Lara Ferraz (15), vencedora da categoria redação do ensino Fundamental II. Lara escreveu sobre a valorização dos trens enquanto estudava no 8º ano, no Colégio Nossa Senhora da Soledade.

Para a estudante, estimulada pelo professor de Redação a participar, o concurso é um bom incentivo para os alunos escreverem. “É importante dizer às pessoas o que a gente pensa. Além disso, estimula a imaginação e contribui para explicar o pensamento com mais clareza”, conclui. O diretor da FPC, Zulu Araújo, diz que os pais também podem estimular os filhos não apenas a ler, mas a escrever levando-os “às bibliotecas, comprando livros, estimulando a leitura e fazer disto um hábito saudável, e não uma obrigação”.

Para participar não é necessário limite de idade, basta estar matriculado nas redes públicas ou particulares de ensino. 

Quem quiser pode ainda se inscrever presencialmente nas Bibliotecas Públicas do Estado ou via postal, no endereço: Edifício Brasilgás, Avenida Sete de Setembro, 282, Dois de Julho, Salvador-BA, CEP: 40060-000. Os vencedores receberão, em conformidade com a sua classificação, prêmios tais como: tablete; kits contendo livros; pôster ilustrado em tamanho A2 do texto selecionado; leitor de e-book; entre outros.

A Diretoria do Livro e da Leitura (DLL) da FPC tem por finalidade incentivar a leitura, a formação de mediadores de leitura e fomentar e divulgar a produção de livros. Esta política é desenvolvida mediante apoio a instituições e através de editais específicos; a organização de concursos literários; e a realização de campanhas que visem incentivar a leitura, sobretudo de crianças e adolescentes. A DLL participa de festas literárias pelo Estado da Bahia com o objetivo de democratizar o acesso a leitura contemplando sua diversidade de expressões manifestadas em todos os territórios de identidade.

Serviço:

O que: Inscrições para o V Concurso de Poesia e Redação para Escritores Escolas

Quando: Até o dia 19 de junho

Onde: Site da Fundação Pedro Calmon, presencialmente nas Bibliotecas Públicas do Estado ou via postal no endereço: Edifício Brasilgás, Avenida Sete de Setembro, 282, Dois de Julho, Salvador-BA, CEP: 40060-000.

 

INSCRIÇÕES AQUI