Feira Yá Lagbara acontece neste domingo (29), em Itapoan!


Fotos Ascom Sepromi

 

A Feira Yá Lagbara, que acontece periodicamente desde 2015 no bairro de Itapuã, é uma iniciativa que reune artesanatos diversos, música e gastronomia. A feira é coordenada por Patrícia Axiotis e foi idealizada pela Iyalorixá Jaciara Ribeiro, liderança do terreiro Axé Abassá de Ogum. A ideia surgiu dentro do terreiro, a partir da “Roda de conversa Yá Lagbara”, cujo significado é “mulher empoderada”. Será neste sábado e domingo, 28 e 29.

O evento, ocorrido em 2015, contou com diversos espaços de diálogo, tendo como foco o empoderamento e engajamento de mulheres do bairro. Naquele momento, constatou-se a importância de se criar espaços de fomento e circulação das mercadorias produzidas pela comunidade local, que não possuem incentivos públicos necessários para se autopromoverem, apesar do atrativo valor comercial e simbólico dos seus produtos.

Fotos Ascom Sepromi

Desde então, a feira ampliou seus significados, abraçando os pequenos empreendedores de Itapuã e região, consolidando-se como uma importante incentivadora da cultura e do comércio local. A Feira Yá Lagbara assume, principalmente, esse compromisso com o empreendedor local: retira-los do anonimato, abrindo possibilidades para a circulação de suas mercadorias, fortalecendo seus laços afetivos e comerciais com outros empreendedores locais.

A cultura africana está historicamente relacionada à circulação de mercadorias no formato de feiras. A Feira Ya Lagbara celebra a história dessa prática ancestral, seja vendendo seus quitutes, acarajés, amendoins e tecidos, ou lavando roupas nas margens da Lagoa do Abaeté. Este comércio sempre foi um caminho em direção à conquista da liberdade.

 

Iyalorixá Jaciara Ribeiro

SERVIÇO

Feira Yá Lagbara

Onde: Lagoa do Abaeté – Itapoan

Quando: 28/9 (sábado), das 10 às 18h e 29/09 (domingo), das 13h às 19h

Acesso gratuito