Connect with us

Música

Festival Barris de Música celebra com ritmos afro baianos

Avatar

Publicado

on

Sátira_Carvalho

Velho_Espanha

O Velho Espanha Bar e Cultura apresenta, entre 27 e 29 de julho (sexta-feira a domingo), a segunda edição do Festival Barris de Música, que marca um ano da reinauguração do centenário Bar do Espanha, localizado no centro de Salvador/Ba. Durante três dias, 5 atrações da nova cena musical baiana desfilarão repertório de samba, ska, samba reggae, afrobeat e ijexá. O evento é gratuito e livre para todos os públicos.

Com uma programação musical sintonizada com os sons que Salvador produz hoje, o festival celebra ritmos percussivos de matriz africana. A abertura acontece na sexta-feira (27), com o Grupo Botequim. No sábado (29), é a vez das bandas Vitrola Baiana e Skanibais Ska Orquestra agitarem o público. Já no domingo (30), o som fica por conta da cantora Sátyra Carvalho (ex-Olodum) e da nigeriana Okwei Odili.

Música percussiva afro-baiana:

A programação do Festival se inicia às 18h da sexta-feira (27), com o Grupo Botequim, uma das mais respeitadas agremiações do samba baiano. Carregando a bandeira do samba de raiz, o grupo traz a experiência de quem já realizou turnês em países como França, Portugal e Alemanha. No repertório, canções do CD “Festa no Botequim” (2016) e clássicos de bambas como Caymmi, Candeia, Batatinha e Roque Ferreira.

Já no sábado (28), às 16h, a banda Vitrola Baiana mistura ritmos tradicionais da terra, como o pagode e o samba reggae, com elementos de música eletrônica e africanidades. Encerrando a noite, a Skanibais Ska Orquestra se apresenta fundindo o ritmo jamaicano Ska com o sotaque advindo das filarmônicas do Recôncavo Baiano. Além de canções autorais, os Skanibais fazem releituras de clássicos da MPB, através de seus instrumentos de sopro.

Sátira_Carvalho

foto: divulgação

No domingo (29), Sátyra Carvalho, ex-vocalista da Banda Olodum, apresenta seu show solo, em que interpreta clássicos do samba reggae. Última atração do Festival, a nigeriana radicada na Bahia, Okwei Odili, canta acompanhada por sua banda. Seu som traz influências de ritmos da sua terra, como Afrobeat e Highlife, em canções autorais e clássicos universais da Soul Music.

Um ano de cultura e boemia:

Reinaugurado há um ano, o Velho Espanha Bar e Cultura se situa num casarão antigo no centro de Salvador, que abrigava desde 1918, o Armazém Espanha.  A tradição de vender utensílios para famílias do bairro, como querosene e farinha de mandioca, transformou-se na não menos nobre atividade de saciar a sede da boemia soteropolitana. Baianos ilustres com Glauber Rocha e Josaphat Marinho são alguns dos clientes que freqüentaram o local.

Ressignificado, o Velho Espanha hoje oferece uma programação cultural regular. Em seu primeiro ano, 78 grupos de música se revezaram em mais de 150 shows, que somaram mais de 300 horas de música. O espaço multilinguagem também recebe exposições de arte, espetáculos de dança, teatro e debates. Desde a reinauguração, nomes como Luedji Luna, Paulo Miguez, Côco Raízes de Arcoverde, Cláudio Prado e Balé Jovem de Salvador já integraram a programação do bar.

Serviço:

IIº Festival Barris de Música

Período: de 27 a 29 de julho de 2018

Horário: sexta, às 18h, e sábado e domingo, às 16h

Local: Velho Espanha Bar e Cultura (Rua General Labatut, 38, Barris)

Valor: pague quanto puder

Informações: (71) 3043 7481

Classificação indicativa: livre

Dança

Instituto A Mulherada realiza diálogo sobre violência doméstica e familiar

Jamile Menezes

Publicado

on

Instituto A Mulherada

Na próxima quarta-feira (24), às 14h, o Instituto A Mulherada convida a Tenente Coronel e Comandante do Batalhão de Policiamento de Proteção à Mulher, Roseli de Santana Ramos e a Secretária Municipal de Políticas para as Mulheres, Infância e Juventude, Fernanda Lordêlo para roda de diálogo aberta ao público sobre “Violência doméstica e familiar contra as mulheres: avanços e superações”.

O evento integra o projeto “Tambores pelo Fim da Violência – Tocar Pode Bater Não”, nos Territórios Criativos do Centro Histórico de Salvador. Com o projeto, o Instituto A Mulherada utiliza a música, a arte como instrumentos de conscientização e empoderamento para combater a violência doméstica e familiar contra mulheres, além de promover sua inclusão no mercado de trabalho.

Fernanda Lordêlo

O Instituto

O Instituto A Mulherada tem por missão lutar pela defesa dos direitos das mulheres vítimas de violência, sem oportunidade de emprego e pela inclusão educacional e profissional das mesmas. Criado em 2001, a partir da identificação das demandas e necessidades da população feminina de Salvador, especialmente mulheres negras em situação de vulnerabilidade, o Instituto vem intervindo na realidade do cotidiano, colaborando para que as mulheres rompam com o ciclo do silêncio que se inicia com a submissão e dependência, culminando muitas vezes no óbito dessas vítimas.

Este projeto foi contemplado pelo edital Territórios Criativos, com recursos financeiros da Fundação Gregório de Mattos, Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, Prefeitura de Salvador e da Lei Paulo Gustavo, Ministério da Cultura, Governo Federal.

 

SERVIÇO

Local: CDRH -UNEB situado na Ladeira do Carmo – Santo Antônio

Dia 24 de abril de 2024

Horário: das 14 às 17 horas

Entrada gratuita mediante inscrição:  https://forms.gle/EfRb9dGFNkrxmie27

Haverá certificado de participação.

 

Continue Reading

Música

Juliana Mota apresenta show gratuito no ECOAR

Amanda Moreno

Publicado

on

Juliana Mota apresenta show gratuito no ECOAR
Juliana Mota apresenta show gratuito no ECOAR (Foto: Divulgação)

Juliana Mota apresenta show gratuito no ECOAR (ECOAR – Encontro de Pesquisa e Arte: Seminários Transculturais). Aos Meus Velhos Pretos é um show da cantora e atriz Juliana Mota pautado na condução (auto)biográfica para a cena, que traz em seu repertório composições de Gilberto Gil, Tizumba, Milton Nascimento, Luiz Melodia, Cartola e Djavan, entre outros.

A artista – ao lado de grandes músicos do cenário mineiro e as participações especiais de Luciano Salvador Bahia e Humberto Monteiro – propõe um encontro que conjuga afetos musicais, poesias, histórias familiares e ancestralidade. Do palco, o espectador é convidado a se deixar tocar por vestígios de experiências e por marcas de uma tradição. Dia 17/04 (quarta-feira), às 20h, no Teatro do Goethe-Institut Salvador-Bahia. Entrada gratuita. Senhas distribuídas 1 hora antes do espetáculo.

O ECOAR

O ECOAR é uma realização do Programa de Pós Graduação em Artes Cênicas da Escola de Teatro da UFBA, com financiamento da CAPES e apoio institucional da UFBA, Escola de Teatro, Escola de Dança, Goethe-Instut Salvador-Bahia e Museu de Arte da Bahia. Juliana Mota apresenta show gratuito no ECOAR nesta quarta-feira (17).

ECOAR – Encontro de Pesquisa e Arte: Seminários Transculturais

LAVRARE em Diálogos COM: Show AOS MEUS VELHOS PRETOS com Juliana Mota (UFSJ/MG)
Coordenadores: Meran Vargens, Elaine Cardim, Vica Hamad, Ricardo Fagundes

DIA : 17/04

HORA: 20h

LOCAL: Teatro do Goethe-Institut Salvador-Bahia – Corredor da Vitória

Entrada gratuita. Sujeita a lotação do espaço. Senhas distribuídas 1 hora antes do espetáculo.

Continue Reading

Audiovisual

Rachel Reis faz show gratuito na abertura do MIMB hoje (17)

Amanda Moreno

Publicado

on

Rachel Reis faz show gratuito na abertura do MIMB hoje (17)
Rachel Reis faz show gratuito na abertura do MIMB hoje (17) (Foto: Edgar Azevedo)

Rachel Reis faz show gratuito na abertura do MIMB hoje (17). Chegou o momento de exaltar a importância das produções audiovisuais negras e celebrar a realização da 5ª edição da Mostra Itinerante de Cinemas Negros Mahomed Bamba (MIMB). A cerimônia de abertura do festival acontece nesta quarta-feira, 17 de abril, no Teatro Sesc Pelourinho, em Salvador, a partir das 18h30. Marcada pela realização de uma ação institucional com as idealizadoras e produtoras do festival, exibição de dois curtas-metragens e apresentações musicais, a solenidade é gratuita e aberta ao público – mediante retirada de ingressos na plataforma Sympla.

 A mistura de ritmos e a peculiaridade dos singles de Rachel Reis vão marcar o momento festivo. A feirense, – que foi indicada ao Grammy Latino 2023 com o álbum ‘Meu esquema’ –  vai encerrar a noite com o pop dançante de hits como “Maresia”, “Desatei” e “Motinha”. A DJ Nai Kiese – que explora um set potente – vai comandar a pista de dança com uma mistura de influências como raggamuffin, afrobeat, kuduro, hip hop e funk  funk. A cerimônia celebra o início das atividades presenciais da mostra itinerante, que ainda irá exibir dois curtas-metragens. Com direção de Tais Amordivino, ‘A menina que queria voar’ será exibido, assim como ‘Sèt Lam’, dirigido por Vincent Fontano.

Sobre a MIMB

Com atividades totalmente gratuitas, virtual e presencialmente, o festival internacional acontece em Salvador entre os dias 8 e 27 abril. Em edição especial a mostra também marcará presença em São Paulo, com atividades no dia 4 de maio, no  Cine Olido, em parceria com a SPCine. Com o tema “Cinema em Movimento: Memória nas Telas”, neste ano mais de 300 horas de atividades serão realizadas, entre debates, oficinas, masterclasses, além da exibição de 60 obras de cineasta negras e negros de diversos países.

Totalmente organizado por mulheres negras de Salvador, atuantes da cadeia produtiva cinematográfica, a mostra de cinema é viabilizada via Lei Federal de Incentivo à Cultura – Rouanet, com patrocínio master da Dow Brasil, patrocínio institucional da Prefeitura de Salvador, e do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas – SEBRAE, com  realização da Rosários Produções Artísticas e do Ministério da Cultura.

Serviço:

O QUÊ: Cerimônia de Abertura MIMB
QUANDO: Quarta-feira, 17 de abril HORÁRIO: das 18h30 às 22h ONDE: Teatro Sesc-Senac Pelourinho – Largo do Pelourinho, 19
QUANTO: gratuito
INGRESSOS: https://linktr.ee/ingressosmimb
SITE OFICIAL: www.mimb.com.br
INSTAGRAM: @oficialmimb

Continue Reading
Advertisement
Vídeo Sem Som

EM ALTA