Festival “A Cena Tá Preta” terá cinema, música, teatro, poesia e mais…!


_Encruzilhada - RODRIGO VELOSO
Foto: Rodrigo Veloso

 

A 9° edição do Festival A Cena Tá Preta – idealizado e organizado pelo Bando de Teatro Olodum , vai homenagear os 30 anos do Balé Folclórico da Bahia, uma das mais conceituadas companhias de dança contemporânea do mundo. A partir desta sexta-feira (28), serão dez dias de apresentações de teatro, dança, cinema, literatura e música no Teatro Vila Velha.

E vai começar nesta noite (28) com o show Black Tudo, da cantora e atriz Denise Correia, acompanhada pela banda Naveia da Nêga, às 20h. Já no sábado (29), tem Esqueça, montagem com Ridson Reis (Bando de Teatro Olodum) e Roquildes Junior (A Outra Companhia), também às 20h.

Natas em Solo Rosas Negras

No dia 30/09, 19h, tem Encruzilhada, monólogo do ator Leno Sacramento (Bando de Teatro Olodum), sobre as violências cotidianas sofridas pelos negros no Brasil, com direção de Roquildes Junior.

A programação retorna no dia 6/10, 20h  com Rosas Negras, espetáculo solo de Fabíola Nansurê, com direção de Diana Ramos e direção musical de Jarbas Bittencourt.

O encerramento do Festival será no 07/10, 19h, com apresentação de duas coreografias inéditas do Balé Folclórico da Bahia: “Bolero”, coreografada por Durval Santos e “Okan”, coreografada por Nildinha Fonseca.

“Café com Canela”

Vai ter Poesia, Música e Cinema!

No Festival também terá Sarau da Cenadia 2/10, 19h, com a poetisa Sueide Kintê, que estará acompanhada de DJ Branco. Terá ainda intervenções musicais e participações especiais do poeta Lande Onawale, da poetisa e atriz Vera Lopes e dos atores/atrizes do Bando de Teatro Olodum.

No dia 03/10, 19h, vai ter sessão especial do premiado Café com Canela, longa metragem dirigido por Glenda Nicácio e Ary Rosa e estrelado por Babu Santana, Adri Anunciação, Arlete Dias, Guilherme Silva, Aline Brunne e Valdinéia Soriano, vencedora do Prêmio de Melhor Atriz do Festival de Cinema de Brasília 2017.

Espetáculo_ESQUEÇA2
“Esqueça” Foto Ton Shübber

Música será com Letieres Leite Quinteto (dia 04/10, 20h) e seu o Universo Percussivo Baiano e a Dança será com a performance de Dança “O Corpo na Cena” (dia 05/10, 20h), com curadoria e direção geral de Zebrinha (do Bando de Teatro Olodum e Balé Folclórico da Bahia).

No dia 29/09, das 14h às 19h (totalmente gratuita), o público poderá ver a exposição do game Sociedade Nagô, aplicativo gamificado sobre a Revolta dos Malês, que alternam entre o jogo virtual e tarefas no mundo real – idealizado pelo game designer Alexandre Santos e foi desenvolvido pela Strike Games, em parceria com a Labrasoft (grupo de pesquisa do IFBA).

 

QUANTO?!

Em todos os eventos serão cobrados ingressos de R$30/15, com exceção do Sarau da Cena ( PAGUE QUANTO PUDER) e da sessão do filme Café com Canela (R$10/5).