Festival Rumpilezz resgata protagonismo da musicalidade de matriz africana!


rumpilezz

O Festival Rumpilezz – Música e Pensamento será realizado dias 02, 03 e 04 de dezembro, com programação gratuita, totalmente virtual e com intérpretes para Libras. Promovido pelo Instituto Rumpilezz – formado pela Orkestra Rumpilezz, o programa educativo Rumpilezzinho – Laboratório Musical de Jovens e o Letieres Leite Quinteto – o Festival, nesta primeira etapa, conta com dois webinários, reunindo pesquisadores baianos, da Nigéria e de Cuba, e uma oficina formativa de aplicação do Método UPB, com trocas com músicos, musicistas e estudantes sobre processos criativos.

Idealizado pelo maestro e educador Letieres Leite, o Festival traz a música brasileira para o centro dos debates, revelando os seus conceitos fundamentais e estruturantes como consequência da diáspora negra. “Sempre percebi que existia um hiato na minha observação e compreensão da música brasileira em direção à sua complexidade rítmica, principalmente em relação à herança das suas músicas de matrizes africanas. E quando não referenciamos a música a partir de seus princípios rítmicos estruturantes, de certo modo, estamos negando a conexão com as suas raízes”, pontua Letieres Leite.

Fruto de mais de 30 anos de estudos e pesquisas do maestro sobre as organizações metodológicas das matrizes africanas, o Método UPB propõe, justamente, “ensinar a música popular brasileira a partir da consciência de um conceito estrutural ligado às suas raízes negras”, completa Leite.

Música e Pensamento

O maestro abre o webinário de apresentação do Festival ao lado da Professora Dra. Denise Carrascosa, a Professora Anne Rodrigues, e o historiador, músico e educador Fabrício Mota, às 19h, com transmissão no canal do Youtube da Rumpilezz. Em pauta, o Método UPB e organizações metodológicas das matrizes africanas, práticas musicais, e conteúdo político e histórico relacionados à diáspora negra. Na mesa seguinte, dia 03, às 18h, os pesquisadores e músicos da Nigéria e de Cuba, Prof. Dr. Félix Ayoh’OMIDIRE e Maestro Ceruto, se reúnem com o maestro Letieres e a pesquisadora, percussionista e diretora da Banda e Projeto Social Didá, Víviam Caroline, no webinário “Cartografando Pedagogias Negras no Ensino de Música de Matriz Africana”. Transmissão também no Canal da Rumpilezz.

Já no dia 04, das 19h às 21h, encerrando a programação deste ano, o próprio Letieres Leite ministra a oficina UPB Petrobrás, abordando a aplicação do método UPB nível básico, seu respaldo histórico, vivências e prática musical, contando com a participação de estudantes, músicos e musicistas que vivenciaram os processos formativos através do Método. A atividade é gratuita e aberta a todos os públicos, com inscrição prévia (de 24 a 30 de novembro) e sujeita à lotação (vagas limitadas).

O Festival Rumpilezz – Música e Pensamento conta com patrocínio da Petrobras, por meio do Programa Petrobras Cultural. A primeira edição do Festival será retomada no primeiro semestre do ano que vem, com novas oficinas formativas, laboratórios de composição musical, concertos, uma playlist criada especialmente para o evento e quatro minidocumentários, que serão exibidos online e gratuitamente.

Serviço:

Festival Rumpilezz – Música e Pensamento

De 02 a 04 de dezembro

Gratuito

Programação:

  • Webinário de abertura (apresentação do Festival, Método UPB, práticas musicais e conteúdo político e histórico relacionados à diáspora negra) – Dia 02 de dezembro, às 19h

    • Participantes: Letieres Leite (músico e idealizador do Método UPB), Professora Dra. Denise Carrascosa (Doutora em crítica literária e cultural), Professora Anne Rodrigues (Pós-graduada em História Social e História da Bahia) e Fabrício Mota (historiador, músico e educador)

  • Webinário “Cartografando Pedagogias Negras no Ensino de Música de Matriz Africana” – Dia 03 de dezembro, às 18h

    • Participantes: Prof. Dr. Félix Ayoh’OMIDIRE (Nigéria), Maestro Ceruto (Cuba) e Víviam Caroline (Salvador – Bahia)

    • Mediador: Fabrício Mota

    • Provocadores: Letieres Leite e Professora Dra. Denise Carrascosa

  • Oficina UPB Petrobrás Nível Básico – Dia 04 de dezembro, das 19h às 21h

  • Ministrante: Letieres Leite

  • Vagas limitadas

  • Inscrições: de 24 a 30 de novembro: https://forms.gle/47Z6xxziPThtxgPM8

  • Público livre (sujeito à lotação e mediante inscrição prévia)