#FlicaPreta – Carla Akotirene leva seu livro “O Que é Interseccionalidade?” para Cachoeira!


carla_akotirene
Foto: Lucas Seixas

A oitava edição da Festa Literária Internacional de Cachoeira (FLICA), que acontece entre os dias 11 e 14 de outubro, no recôncavo baiano é marcada pela forte presença de autores negros em lançamentos de livros, mesas de debate e recitais.

No sábado, dia 13 de outubro, às 11h, tem o lançamento do livro “O Que é Interseccionalidade?”, da doutoranda em Estudos Interdisciplinares sobre Mulheres, Gênero e Feminismo, Carla Akotirene (UFBA). O livro é o quinto da Coleção Feminismos Plurais, coordenada pela filósofa Djamila Ribeiro.

#FalaPreta – Carla Akotirene fala de seu livro na coleção “Feminismos Plurais”, de Djamila Ribeiro!

A obra traz a origem, o fundamento e as críticas ao conceito de interseccionalidade, uma sensibilidade analítica pensada por feministas negras, cujas experiências e reivindicações políticas eram desrespeitadas tanto pelo feminismo branco quanto pelo movimento antirracista, a rigor, focado nos homens negros.

A autora apresenta nesse volume sete críticas a interseccionalidade, dialogando com as pensadoras negras Angela Davis, Ochy Curiel, Gilza Marques, Jasbir Puar, Sueli Carneiro, Patrícia Hill Collins e Houria Bouteldja. “Quero explicar as condições estruturais do racismo, capitalismo e heteropatriarcado inseparadamente, bem como sob quais condições as mulheres negras como Marielle Franco são atingidas pela colonialidade”, diz Carla.

 

Sobre a Flica

Carla Akotirene afirma que “a Flica é a celebração intelectual do pensamento feminista negro nordestino para o Brasil e das trocas literárias pelo mundo. É a oportunidade de validação das nossas experiências como pontos de partida do conhecimento”.

A escritora também citou algumas mulheres inspiradoras: “Conceição Evaristo, Patricia Hill Collins e Djamila Ribeiro representam a nossa disputa de narrativa por outro modelo de humanidade. Estamos enfrentando os racismos epistêmicos, o espaço de fala. O lugar da nossa fala mostra que viemos aqui nos levantar contra os epistemicídios”.

 

SERVIÇO

O quê: Flica – Lançamentos de Livros com Temática Negra

Onde: Casa Educar para Transformar – Cachoeira – BA

Quando: De 11 a 14 de outubro de 2018

Quanto: Gratuito