Funceb lança Circuito Luiz Orlando de Exibição Audiovisual com “1798: Revolta dos Búzios”, de Antonio Olavo!


circuito_luiz_orlando
Acervo Zumvi – Luiz Orlando
Neste mês, a Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb/SecultBa) realiza uma série de atividades gratuitas em todas as sete linguagens artísticas abarcadas pela instituição através do Novembro das Artes Negras. Integrando a provação do Novembro Negro, a Funceb – por meio da Diretoria de Audiovisual (DIMAS) lança o Circuito Luiz Orlando de Exibição, que homenageia o ativista e cineclubista negro Luiz Orlando.
Será no dia 28 de novembro, às 19h, na Escola Estadual Luiz Viana, em Brotas e, na ocasião, será exibido o longa-metragem 1798: Revolta dos Búzios, do diretor Antonio Olavo, que conta a história do levante dos negros baianos que marcou importante episódio de luta pela independência e pelo fim da escravidão. A ação de lançamento será restrita a convidados.
Circuito – O Circuito Luiz Orlando de Exibição se constitui como uma política de acesso ao cinema através da constituição de pontos de exibição gratuitos voltados para exibição de obras brasileiras, em especial, baianas. Inicialmente o projeto acontecerá nas 85 Escolas Culturais do estado, distribuídas nos 27 territórios de identidade. O Circuito chegará a outros pontos de exibição, como pontos de cultura e centros culturais no interior e na capital. Os mesmos são formados por filmes patrocinados pelo Fundo de Cultura. A ação – coordenada pela Diretoria de Audiovisual da Funceb – DIMAS – pretende difundir a produção baiana no segmento, ampliar o acesso e estimular reflexões e diálogos em torno de temas relevantes da agenda contemporânea a partir da perspectiva audiovisual.

 

Serviço:
Lançamento do Circuito Luiz Orlando de Exibição + sessão do filme 1798: Revolta dos Búzios
Quando: 28 de novembro, às 19h
Onde: Escola Estadual Luiz Viana (rua Waldemar Falcão, 7, Brotas)