Funceb realizará oficina “Meus Olhos Coloridos” com grafiteira Annie Ganzala!


annie_ganzala
Annie Ganzala
No projeto Novembro das Artes Negras, a Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb/SecultBa) promove, nesta  quarta (29), a partir das 10h, em sua sede no Pelourinho, a oficina: “Meus Olhos Coloridos”, sob a coordenação da artista plástica, grafiteira e autodidata, Annie Ganzala. A ação tem como objetivo o debate sobre identidade, auto-referência e auto-estima através da arte.
“É através dos nossos olhos que podemos nos expressar melhor como artista, captando cores, formas de sentir o mundo, nossos olhos são também o espelho de nossa alma”, avalia Annie.
As vagas da Oficina serão abertas a qualquer pessoa, com limite para até 30 participantes. Na primeira etapa da oficina de 10h às 12h, acontecerá a ação: Auto- Retrato Livre, na qual cada participante desenhará seu rosto de forma livre.  Na segunda etapa, os participantes farão um Auto Retrato Dirigido, na qual desenharão tipos de rostos negros, gordo, magro, masculino, feminino em sua diversidade de traços e tons de cor marrom.
A proposta é que depois das pinturas, os participantes como se vêem refletidos, através da cor, sexo, classe social, medos e superações.  Ao final,  Annie Ganzala e a bióloga,  Sheu Nascimento propõem uma reflexão sobre a construção desse corpo, características, tendo como foco opressões da raça, gênero e sexualidade, etc.
 
Mural da Consciência Negra
 
“Cada um que participar terá noções das técnicas de Grafite  para a construção de um grande mural voltado para o tema da Consciência Negra, criado pelas oficinas de auto-retrato, a ser doado para a Funceb”, revela Annie.  Além disso, está programada uma mostra de Aquarela, criação da artista, retratando temas afins como: feminilidade negra, religião de matriz africana, afetos entre corpos negros, dentre outros.
Serviço
 
O quê: Oficina Meus Olhos Coloridos, com Annie Ganzala e as facilitadoras Andressa Monique e Ananda
Onde: Sede da FUNCEB, Rua do Saldanha, 14, Pelourinho, Centro Histórico de Salvador
Quando: 29/11, das 10h às 17h
Quanto: Grátis, c/ limite de 30 participantes