Grupo Teatral Ayá segunda edição da Feira de Artes Pretas Raízes!


Acontece neste sábado, 14 de setembro de 2019, das 9h às 20hs, a segunda edição da Feira de Artes Pretas Raízes, no Centro Cultural Casa de Angola, em frente ao Corpo de Bombeiros da Barroquinha. Entrada R$5, classificação etária livre. Com uma variada programação, durante todo o dia terá exposições e vendas de artesanato, turbantes, bijuterias, comidas e bebidas, apresentações artísticas e muito mais.

Realizada pelo Grupo Teatral Ayá, a Feira de Artes Pretas Raízes é uma feira que reverencia e exalta o matriarcado africano como base estrutural na repatriação mental e intelectual do povo preto, portanto em cada edição homenageia duas figuras de importante representatividade preta.

A ideia principal é impulsionar a economia criativa para os/as microempreendedores/as, que pertencem a população de baixa renda e periférica, cuja maioria da população é negra e afrodescendente. São 20 expositores por para que a feira fortaleça o máximo de empreendedores e empreendedoras possíveis. A feira é realizada em dois dias (exceto esta edição), e para alcançar e abraçar as inúmeras expressões afro artísticas, também contamos com pocket show musicais, discotecagem, performances de dança, performances teatrais e poéticas, manifestações folclóricas, artes visuais, culinária baiana, mesa com jogos africanos de tabuleiro e oficinas.
A variedade de produtos da nossa feira também é algo que chama atenção pois temos: Bio cosméticos, sabonetes artesanais, massagens, doces caseiros, arte em macramê, bolsas artesanais, bijuterias, bonecas pretas, afro literatura, cadernos artesanais, acessórios com temas de orixás, bonés com temas de orixás, acessórios e roupas com tecido africano, artigo em decoração e muito mais.
.
Programação – sábado, 14 de setembro de 2019 – Casa de Angola

Roda de oralidade: Maternidade Raiz

Horário: 09:00 às 10:10
Oradora: Gisele Soares, Mariza Carvalho e Rilton Júnior
Mediadora: Luz Marques

Descrição: a maternidade africana na diáspora foge dos padrões embanquecidos de família, dada a valorização da oralidade, da tradição, de costumes oriundos do matriarcado, da forma com que o conhecimento é introduzido no âmbito familiar. Vamos trazer a tona a contribuição da herança do matriarcado africano na formação política do povo preto em ascenção.
10:30 às 11:30h – A poética do Grupo Teatral Ayá com participação especial de Grazi Drew
11:30h – Venda de almoço – GASTRONOMIA AFRO BAIANA e Som de Voz e Violão com Moisés Viola Negra
13:30 às 14h – Roda de Oralidade Afro Empreendedora – Cada expositor vai falar um pouco do seu produto
14:00 às 14:30hs – Performance ITÃNS História e Memória – contação de histórias para crianças
14:40 às 15:40h – OFICINA DE PANDEIRO com ritmos nordestinos com a percussionista Mercedes Garros do Varal de Cordel
15:50 às 16:40h – Pocket Show do Máfia Suave com o Dj e MC JayRedlay
17:50 às 18:50h – Pocket Show de reggae com Gabi Santana e Dj Belle
19:00 às 19:40h – ENCERRAMENTO – Pocket Show de rap com MADAMMA