Connect with us

Artes

Grupo Teatral Ayá segunda edição da Feira de Artes Pretas Raízes!

Jamile Menezes

Publicado

on

Acontece neste sábado, 14 de setembro de 2019, das 9h às 20hs, a segunda edição da Feira de Artes Pretas Raízes, no Centro Cultural Casa de Angola, em frente ao Corpo de Bombeiros da Barroquinha. Entrada R$5, classificação etária livre. Com uma variada programação, durante todo o dia terá exposições e vendas de artesanato, turbantes, bijuterias, comidas e bebidas, apresentações artísticas e muito mais.

Realizada pelo Grupo Teatral Ayá, a Feira de Artes Pretas Raízes é uma feira que reverencia e exalta o matriarcado africano como base estrutural na repatriação mental e intelectual do povo preto, portanto em cada edição homenageia duas figuras de importante representatividade preta.

A ideia principal é impulsionar a economia criativa para os/as microempreendedores/as, que pertencem a população de baixa renda e periférica, cuja maioria da população é negra e afrodescendente. São 20 expositores por para que a feira fortaleça o máximo de empreendedores e empreendedoras possíveis. A feira é realizada em dois dias (exceto esta edição), e para alcançar e abraçar as inúmeras expressões afro artísticas, também contamos com pocket show musicais, discotecagem, performances de dança, performances teatrais e poéticas, manifestações folclóricas, artes visuais, culinária baiana, mesa com jogos africanos de tabuleiro e oficinas.
A variedade de produtos da nossa feira também é algo que chama atenção pois temos: Bio cosméticos, sabonetes artesanais, massagens, doces caseiros, arte em macramê, bolsas artesanais, bijuterias, bonecas pretas, afro literatura, cadernos artesanais, acessórios com temas de orixás, bonés com temas de orixás, acessórios e roupas com tecido africano, artigo em decoração e muito mais.
.
Programação – sábado, 14 de setembro de 2019 – Casa de Angola

Roda de oralidade: Maternidade Raiz

Horário: 09:00 às 10:10
Oradora: Gisele Soares, Mariza Carvalho e Rilton Júnior
Mediadora: Luz Marques

Descrição: a maternidade africana na diáspora foge dos padrões embanquecidos de família, dada a valorização da oralidade, da tradição, de costumes oriundos do matriarcado, da forma com que o conhecimento é introduzido no âmbito familiar. Vamos trazer a tona a contribuição da herança do matriarcado africano na formação política do povo preto em ascenção.
10:30 às 11:30h – A poética do Grupo Teatral Ayá com participação especial de Grazi Drew
11:30h – Venda de almoço – GASTRONOMIA AFRO BAIANA e Som de Voz e Violão com Moisés Viola Negra
13:30 às 14h – Roda de Oralidade Afro Empreendedora – Cada expositor vai falar um pouco do seu produto
14:00 às 14:30hs – Performance ITÃNS História e Memória – contação de histórias para crianças
14:40 às 15:40h – OFICINA DE PANDEIRO com ritmos nordestinos com a percussionista Mercedes Garros do Varal de Cordel
15:50 às 16:40h – Pocket Show do Máfia Suave com o Dj e MC JayRedlay
17:50 às 18:50h – Pocket Show de reggae com Gabi Santana e Dj Belle
19:00 às 19:40h – ENCERRAMENTO – Pocket Show de rap com MADAMMA

Artes

ALBA recebe exposição sobre ancestralidade e memória afetiva 

Amanda Moreno

Publicado

on

ALBA recebe exposição sobre ancestralidade e memória afetiva 
ALBA recebe exposição sobre ancestralidade e memória afetiva (Foto: Divulgação)

ALBA recebe exposição sobre ancestralidade e memória afetiva. No próximo dia 22, a Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA) receberá pela primeira vez a exposição gratuita “Mem-orí-a-A-fé-tiva”, da artista Luzimar Azevedo. A mostra, que acontece até o dia 26, no Saguão Cultural Josaphat Marinho, estará disponível para visitação de segunda a quinta-feira, das 9h às 17h,  e na sexta-feira, das 9h às 11h.

Com referências à abertura de pensamentos e respeito sobre o orí, que segundo as crenças de matrizes africanas, é cabeça, e não simplesmente o crânio, mas guarda memórias e eternizam afetos, a exposição, carregada de criatividade, também é um tributo às pesquisas alimentadas pela ancestralidade.

As 14 obras autorais oferecerão ao público acesso às memórias mais íntimas da artista, incluindo sua relação com a casa onde cresceu e os cuidados que aprendeu na infância, especialmente na casa de santo de Xangô, que pertencia à sua avó. As cores vibrantes e quentes escolhidas revelam muito sobre a personalidade de Luzimar, sendo uma marca registrada em suas telas.

Os  visitantes terão acesso a aspectos populares das matrizes africanas, incluindo rituais, comidas e conversas em yorubá, ressaltando a grandiosidade da exposição ao abordar a situação social dos povos escravizados e sua resistência até os dias atuais.

Continue Reading

Artes

Projeto “Movimenta Cajazeiras” abre inscrições para Oficinas e Mostra de Dança

Amanda Moreno

Publicado

on

Projeto "Movimenta Cajazeiras" abre inscrições para Oficinas e Mostra de Dança
Projeto "Movimenta Cajazeiras" abre inscrições para Oficinas e Mostra de Dança

Projeto “Movimenta Cajazeiras” abre inscrições para Oficinas e Mostra de Dança. A dança é uma das expressões culturais e identitárias de um povo. É pensando neste ato, que nasce o “Movimenta Cajazeiras”, que tem como proposta artístico-metodológica a imersão do corpo em relação às suas experiências com os territórios onde mora e suas produções criativas. Idealizado por artistas do bairro de Cajazeiras, com o intuito de movimentar a cena cultural local, o projeto abre inscrições gratuitas, a partir do dia 10 até 27 de abril, para participação nas oficinas criativas e na Mostra Movimenta, através de formulário virtual disponível AQUI (https://linktr.ee/movimentacajazeiras) ou na BIO do perfil @movimentacajazeiras.

O encontro de Dança, que envolve movimento, criatividade e diversidade, é destinado a artistas informais/formais em dança residentes na região de Cajazeiras, a partir dos 16 anos, prioritariamente pessoas pretas e LGBTQIA+. As oficinas criativas serão ofertadas a todes interessades em formação continuada e instrumentalização profissional, nas abordagens de processos criativos em dança para palco e vídeo e produção cultural.

As oficinas, com 02 horas/aula, ocorrerão no Polo Criativo Boca de Brasa de Cajazeiras. Destinadas para até 20 pessoas cada e com tradução em Libras, acontecerão aos sábados do mês de maio de 2024, sendo elas: Produção Cultura, com a doutora em dança e produtora Inah Irenam, no dia 04 de maio; Do encoberto ao desejado – Criação em Dança, com o coreógrafo Guego Anunciação, no dia 11 de maio; e Cinética.Mov – Dança para Câmera, com o dançarino e coreógrafo Neemias Santana, 18 de maio.

Já a Mostra Movimenta, a ocorrer no dia 25 de maio, terá uma seleção simplificada, em que os interessados deverão preencher formulário com informações básicas do artista/dupla/grupo inscrito, da coreografia e envio de vídeo da mesma, que pode ser feito de câmera de celular. Vale pontuar que, podem se inscrever na Mostra artistas formais, informais e grupos de dança de qualquer estilo de dança – pagode, Jazz, hip hop, contemporânea, ballet, etc.. Os selecionados receberão cachês, o valor dependerá da quantidade de pessoas que compõem a ficha técnica.

Além dos dois eixos acima, oficinas criativas e Mostra, o Movimenta Cajazeiras trará uma terceira ação, a roda de conversa “Futuros Criativos”, a ser realizada com propósito de se formar o Fórum de Dança de Cajazeiras, para a construção de políticas de acesso, permanência e fomento de produções artísticas do bairro-cidade. O bate-papo ocorrerá no dia 26 de maio e é aberto ao público.

O projeto Movimenta Cajazeiras foi contemplado pelo edital Territórios Criativos, com recursos financeiros da Fundação Gregório de Mattos, Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, Prefeitura de Salvador e da Lei Paulo Gustavo, Ministério da Cultura, Governo Federal. Projeto “Movimenta Cajazeiras” abre inscrições para Oficinas e Mostra de Dança.

Serviço

O quê: Inscrições para oficinas Criativas e Mostra Movimenta Cajazeiras

Quando: 10 a 27 de abril

Link para inscrições: https://linktr.ee/movimentacajazeiras

Mais informações: perfil Instagram @movimentacajazeiras

Ementas

Oficina PRODUÇÃO CULTURAL – com Inah Irenan

Dia 04 de maio, às 14h30, no Polo Criativo Boca de Brasa de Cajazeiras

A oficina visa apresentar as possibilidades, etapas e incentivar a escrita de projetos culturais para a realização de produtos ou eventos artísticos, nas categorias produtivas de artes: formação, criação, produção, difusão, memória e pesquisa na perspectiva de emancipações artísticas de agentes culturais, promovendo a formação técnica de artistas e gestores para atuação e participação em editais públicos.

Oficina Do Encoberto ao Desejado – com Guego Anunciação 

Dia 11 de maio, às 10h, no Polo Criativo Boca de Brasa de Cajazeiras

A partir de exercícios técnicos, a aula propõe uma estruturação do movimento a partir da relação com o espaço, com o tempo, com a música e com a outra pessoa dançante, gerando situações coreográficas que exaltam a força do dançar junto e as belezas do corpo.

Oficina CINÉTICA.MOV – Dança para Câmera – com Neemias Santana

Dia 18 de maio, às 15h, no Polo Criativo Boca de Brasa de Cajazeiras

Aproximações entre dança e audiovisual. Práticas e papos introdutórios sobre as relações entre o pensamento coreográfico e o exercício videográfico. Traga suporte para anotações, a câmera que lhe interessar e roupa confortável para dançar.

Continue Reading

Artes

Sala do Coro abre convocatória para 2º semestre de 2024

Amanda Moreno

Publicado

on

Sala do Coro abre convocatória para 2º semestre de 2024
Sala do Coro abre convocatória para 2º semestre de 2024 (Foto: Mateus Pereira/GOV)

Sala do Coro abre convocatória para 2º semestre de 2024. De 10 de abril até o dia 05 de maio, o Teatro Castro Alves (TCA) e a Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb) recebem inscrições para a “Convocatória para Ocupação de Pauta da Sala do Coro do TCA – 2º Semestre de 2024”, que sistematiza normas, critérios e prazos para definir a programação do espaço para o período de 24 de julho a 22 de dezembro de 2024. Os documentos e formulário de inscrição podem ser acessados em www.tca.ba.gov.br e www.fundacaocultural.ba.gov.br.

Podem participar propostas artístico-culturais inéditas e não inéditas de artes visuais, audiovisual, circo, dança, literatura, música, performance, teatro ou multilinguagens, além de mostras e festivais, em formatos de apresentação única ou temporadas, assinadas por pessoas jurídicas de natureza artístico-cultural, da Bahia ou de outros estados. O valor da taxa de uma sessão na Sala do Coro é de R$ 1.500,00, ou de 10% do total da renda bruta da venda dos ingressos, prevalecendo o que for maior. Para produções baianas, como forma de incentivo efetivo à cena local, o valor é reduzido para R$ 500,00, ou a mesma proporção de porcentagem. Ainda para estimular temporadas teatrais da Bahia, com oito pautas ou mais, o valor fica a R$ 300,00 por data.

Prezando por uma maior transparência e possibilidade de acesso às pautas, este procedimento, implementado a partir de reinauguração da Sala do Coro, em 2018, regulamenta e fomenta a difusão das artes no estado, em especial para produções experimentais, de pequeno porte, independentes e emergentes, garantindo também, por outro lado, uma variedade de opções artístico-culturais respaldadas para o público. Desde então – subtraído o período da pandemia da Covid-19 e das medidas de isolamento social que suspenderam as atividades presenciais –, 175 propostas artísticas foram contempladas para ocupar este importante palco, também intensamente utilizado pelos corpos artísticos do TCA – Orquestra Sinfônica da Bahia (OSBA) e Balé Teatro Castro Alves (BTCA) – e outros projetos artístico-culturais do Governo da Bahia.

Continue Reading
Advertisement
Vídeo Sem Som

EM ALTA