Jazzista Amaro Freitas estará na “Terça da Música”!


Foto por Helder Tavares

 

Em fevereiro deste ano, num dos últimos eventos na Sala do Coro do Teatro Castro Alves (TCA) antes da suspensão das atividades devido às políticas de enfrentamento à pandemia da Covid-19, Amaro Freitas trouxe a Salvador o primeiro show da turnê nacional de seu mais recente disco, “Rasif”. Uma das grandes revelações do jazz brasileiro recente, o projeto “Terça da Música”, do Teatro Castro Alves, apresentará seu vídeo do frevo “Encruzilhada”, gravado em 2017 no Instituto Ricardo Brennand, na próxima terça-feira, dia 8 de setembro, ao meio-dia, no canal do YouTube do TCA (www.youtube.com/teatrocastroalvesoficial).

Influenciado pelo mestre do frevo Capiba, por Moacir Santos, Hermeto Pascoal e Egberto Gismonti, mas também pelas grandes referências do piano jazz, como Thelonious Monk, Keith Jarrett ou Chick Corea, Amaro Freitas, para além do sempre predominante samba jazz, Amaro volta-se para a cultura nordestina e traduz frevo, baião, maracatu, ciranda e maxixe para a linguagem do jazz. Com o seu disco de estreia, “Sangue Negro”, lançado em 2016, conquistou de imediato a crítica, que nele encontrou uma nova vida para o gênero no Brasil, e o Prêmio MIMO Instrumental daquele ano. O álbum mais recente, “Rasif”, de 2018, confirmou o virtuosismo e a inventividade de seu trabalho.

Para realizar este cruzamento de elementos da cultura popular afro-brasileira com o jazz, formando uma única espiral sonora, Amaro Freitas é acompanhado de Jean Elton (baixo acústico) e Hugo Medeiros (bateria). O trio convida a desbravar novas rotas e experimentar a capacidade percussiva do piano, em complexos padrões matemáticos, ritmos imprevisíveis e hipnóticos.

“Terça da Música”

Amaro Freitas

Registro: “Encruzilhada”

Quando: 8 de setembro de 2020 (terça-feira), 12h

Exibição através do canal do Teatro Castro Alves no YouTube

www.youtube.com/teatrocastroalvesoficial