Jornalista Guilherme Soares lança livro na Katuka e batepapo “Um corpo negro pelo mundo”!


Guilherme Dias Soares

O livro “Dias pela Estrada” será lançado em Salvador em 30 de janeiro, às 18h30 na Katuka Africanidades. A obra surge das inquietações do jornalista Guilherme Soares Dias, que em 2016 decidiu tirar um período sabático e viajar. Percorreu 23 países nos cinco continentes e o resultado são crônicas passionais, poesias do cotidiano e contos dos caminhos.

Ao todo, são 42 textos de um livro que não foi projetado. Na obra, o autor troca os leads informativos da sua profissão por narrativas autorais. Retrata cenas e sentimentos de um mundo em volta. Negro, durante a viagem que durou nove meses, Guilherme foi abordado por policiais nas ruas de Veneza e Jerusalém. Ele foi também revistado e bastante questionado em várias fronteiras por onde passou. Na Austrália, foi escolhido “aleatoriamente” para um teste anti-bomba.

“Foi muito marcante isso na viagem. Encontrava poucos negros viajando e percebia o quanto minha presença era ‘diferente’ em alguns lugares. O livro é mais poético e não consegui digerir isso a ponto de escrever sobre o tema. No conto sobre Veneza, porém, cito um policial que volta para casa com seus preconceitos”, relata.

Os relatos farão parte do bate-papo “um corpo negro pelo mundo” que o autor vai realizar no dia do lançamento.A conversa será conduzida pelo criador da aceleradora Vale do Dendê, Paulo Rogério Nunes.

“Dias pela Estrada” é publicado pela editora Multifoco e foi lançado no Rio, São Paulo, Campo Grande e San Pedro de Atacama, no Chile, onde o escritor viveu. O livro será vendido por R$ 35 e pode ser adquirido também pelo site.