Connect with us

Música

Liga do Samba Junino promove ensaios abertos

Avatar

Publicado

on

SambaJunino2
SambaJunino2

foto: divulgação

O mês de junho ainda não começou, mas a Liga do Samba Junino já está a todo vapor com os ensaios abertos dos grupos de Samba Junino de Salvador.

 “O nosso movimento cultural acontece o ano todo. Só que agora mais perto do São João, do Festival da Liga do Samba Junino e do desfile da Liga do Samba Junino, os grupos reforçaram ainda mais os ensaios abertos à população”, afirmou Nonato Sanskey, Coordenador de Relações Institucionais da Liga do Samba Junino.

As quintas-feiras, o Jorge Junino realiza seus ensaios abertos a partir de oito horas da noite no final de linha do Alto das Pombas. Já as sexta-feiras, os ensaios ficam por conta do Zumbaê na Vila Viver Melhor, Ogunjá e com o Samba Duro VS na ladeira do Sapoti, Engenho Velho de Brotas. Todos os ensaios de sexta-feira começam a partir de sete horas da noite.

A maratona de ensaios continua no sábado com a apresentação do Mucum’G em frente ao Colégio Edgard Santos, Garcia; do grupo Os Mulatos na Polêmica de Brotas ao lado da Comercial Ramos e Balão de Ouro na Federação em frente a TVE a partir de sete horas da noite e do Samba do Morro a partir de oito horas da noite ao lado do Baratão da Vasco da Gama.

Encerrando a programação de ensaios, aos domingos os turistas e soteropolitanos podem se divertir com o Bicho da Cana na primeira etapa de Canabrava; Sambalança em Frente ao Colégio Edgard Santos, Garcia; Samba Neguinho no Dique Pequeno e Comendo Água na Rua Boa Vista, Uruguai. No domingo, todos os ensaios acontecem a partir de sete horas da noite.

“O samba junino é um movimento cultural que existe há mais de quarenta anos em alguns bairros populares de Salvador. Nosso objetivo é fortalecer cada vez mais esta cultura e, todos os ensaios são abertos e gratuitos”, concluiu Nonato Sanskey.

SambaJunino

foto: divulgação

Sobre o Samba Junino:

O samba junino representa uma expressão cultural genuinamente soteropolitana, marcado pela rítmica do samba duro, disseminada há pelo menos 40 anos em diversos bairros de Salvador. Os bairros tradicionais que realizam os festejos são Engenho Velho de Brotas, Engenho Velho da Federação, Federação, Fazenda Garcia, Tororó e Nordeste de Amaralina.

Sobre a Liga do Samba Junino:

A Liga do Samba Junino é uma associação que foi criada em 2013 com o objetivo de fortalecer os grupos de Samba Junino em nosso estado e, incentivar o reconhecimento desta manifestação cultural. A Liga é composta pelos grupos Jorge Junino, Samba do Morro, Mucum’g, Os Mulatos, Zumbaê, Samba Neguinho, Samba Duro VS, Balão de Ouro, Sambalança, Bicho da Cana e Comendo Água.

Continue Reading
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Música

Maracatu Ventos de Ouro faz show na Tereza Batista

Amanda Moreno

Publicado

on

Maracatu Ventos de Ouro faz show na Tereza Batista
Foto: Divulgação

Maracatu Ventos de Ouro faz show na Tereza Batista. A Noite Cultural de aniversário é uma tradição para o grupo feminino de maracatu e sua resistência em continuar.

Neste ano, a festa que reúne convidados para celebrar o aniversário do grupo, acontecerá no dia 23 de março, às 20h, no Largo Tereza Batista, Pelourinho.

Os Dez Mais do Samba é o grupo convidado desta edição, levando também a tradição do samba junino para o evento.

Clique aqui para comprar ingressos!

A Noite Cultural é um show de tambores, música, dança e celebração da cultura negra,  realizado para valorizar, fortalecer e difundir a cultura popular afro-brasileira. A cada edição novos grupos da cultura popular são convidados a participar, promovendo assim, troca de experiências e intercâmbios. “Ter o grupo Os Dez Mais do Samba, parceiros de longas datas, é uma alegria. Será uma noite de celebração e encontro dos tambores do maracatu com os tambores do samba junino, neste aniversário de 9 anos do Maracatu Ventos de Ouro”, comenta Josy Garcia, mestra e diretora do grupo.

O projeto Maracatu Ventos de Ouro foi contemplado pelo edital Gregórios – Ano III, com recursos financeiros da Fundação Gregório de Mattos, Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, Prefeitura de Salvador e da Lei Paulo Gustavo, Ministério da Cultura, Governo Federal, e tem o apoio do Governo do Estado através da SECULT – Centro de Culturas Populares e Identitárias e do IFBA.

SERVIÇO:

O QUE: Noite Cultural de aniversário do Maracatu Ventos de Ouro

QUANDO: 23 de Março, 20h

ONDE:  Tereza Batista, Pelourinho

QUANTO: R$15,00 (meia) R$30,00 (inteira)

Acompanhe em o instagram!

Continue Reading

Música

Clarindo Silva comemora 82 anos com show na Cantina da Lua

Amanda Moreno

Publicado

on

Clarindo Silva comemora 82 anos com show na Cantina da Lua

Clarindo Silva comemora 82 anos com show na Cantina da Lua.  Jornalista, escritor, poeta, compositor, agitador cultural, Clarindo Silva comemora 82 anos e ganha de presente um show em celebração pelo seus 82 anos neste sábado, 16 de março, às 19h.

Para completar, será agraciado, em abril, com a Medalha do Mérito Cultural, pela Câmara dos Vereadores de Salvador, honraria proposta pelo vereador Edvaldo Brito.

Se apresentam no show em homenagem a Clarindo Silva o Viola de 12, Raimundo Sodré, Edil Pacheco, Gal do Beco, Zéu Lobo, Moacir Lago, Neto Bala, Toti Gira e Adailton Poesia. O show homenagem acontece na Cantina da Lua.

Clarindo Silva

Jornalista, escritor, poeta, compositor e agitador cultural, Clarindo Silva tem sua trajetória no campo da escrita iniciada há mais de cinquenta anos, quando atuou como repórter policial nos jornais A Tarde, Jornal da Bahia e Tribuna da Bahia. Com o tempo, migrou da reportagem para a literatura, não deixando de usar a pena para a defesa intransigente do Centro Histórico de Salvador, região que tem em sua Cantina da Lua um bastião de resistência.

Mestre Calá – como também é conhecido por seus pares  – possui o título de Doutor Honoris Causa pela Université Libre des Sciences de L’Homme de Paris e a Comenda da Cultura e das Artes pela Universidade das Américas, além de ter sido agraciado com as mais importantes honrarias da Bahia: a Medalha Tomé de Souza, a Comenda Maria Quitéria e a Comenda Zumbi dos Palmares.

É autor de Memórias da Cantina da Lua, que está em sua sexta edição, e teve a sua biografia escrita por Vander Prata para a Coleção Gente da Bahia, com edição da Assembleia Legislativa do Estado da Bahia.

Continue Reading

Música

Mv Bill, ÀTTØØXXÁ e AFROCIDADE fazem show gratuito em Salvador

Amanda Moreno

Publicado

on

Mv Bill, ÀTTØØXXÁ e AFROCIDADE fazem show gratuito em Salvador
Mv Bill, ÀTTØØXXÁ e AFROCIDADE fazem show gratuito em Salvador (Foto: Divulgação)

Mv Bill, ÀTTØØXXÁ e AFROCIDADE fazem show gratuito em Salvador. O Movimento Boca de Brasa, evento cultural da cidade de Salvador, vai receber nos dias 21, 22 e 23,  no Quarteirão das Artes da Fundação Gregório de Mattos, no Centro Histórico de Salvador, uma diversidade de apresentações artísticas, painéis, laboratórios criativos, feira de empreendedorismo e muita música.

Com o objetivo de potencializar a diversidade e a criatividade das comunidades periféricas, vão se apresentar no Movimento atrações locais e outras reveladas pelo projeto. Uma das apresentações confirmadas é a do Quabales, idealizado pelo multi-instrumentista, compositor e produtor Marivaldo dos Santos.

O projeto que promove a fusão entre a percussão baiana e a linguagem do aclamado show STOMP – um dos grupos percussivos mais importantes do mundo, convida o rapper baiano Vandal, multiartista considerado pioneiro em trazer os gêneros musicais Drill e o Grime para o Brasil.

Quem se junta à programação é o MinistereoPúblico SoundSystem, o grupo ÀTTOOXÁ, a big band AFROCIDADE, o cantor Di Cerqueira, a Célula Hip Hop, Favela Atômica, Salutari entre outras atrações. O evento também contará com mostras audiovisuais e a Culinária Musical do Afrochefe Jorge Washington.

O evento ocupará o diversos espaços do Quarteirão das Artes, localizado no Centro Histórico e a Barroquinha, o Teatro Gregório de Mattos, Espaço Cultural da Barroquinha, Pátio Iyá Nassô, Espaço Boca de Brasa Centro, Sala Multiuso Nelson Maleiro, Café Nilda Spencer, além do Cine Glauber Rocha e da Ladeira do Couro.

Todas as atividades são gratuitas, sujeitas à lotação de cada espaço. Para participar das atividades formativas e painéis, basta se inscrever através do link: https://fgm.salvador.ba.gov.br/ .

Continue Reading

EM ALTA