Livro com poesias de adolescentes da Case Feminina será lançado no TCA!


pessoanegraescrevendo

“Força Feminina, a Poesia que liberta” é o nome da obra, resultado da produção poética de socioeducandas da Fundação da Criança e do Adolescente – Fundac, em parceria com a Editora Galinha Pulando. O livro reúne 53 poesias que contam a trajetória de vida das adolescentes e será lançado na próxima terça-feira (27), no Foyer do teatro Castro Alves, em cerimônia aberta ao público.

As poesias relatam vidas interrompidas por atos infracionais, falam sobre os laços familiares, projetam perspectivas positivas para o futuro, a busca da liberdade, além de traduzir sentimentos de amor, amizade e companheirismo.

“Ao longo desses anos, vi meninas super talentosas e com uma longa bagagem passarem pela Case e, a partir do contato com a escrita, entenderem que é possível refletir, contar e reescrever sua história, entender o que é garantia de direitos, despertar o senso crítico, e quebrar uma série de estereótipos que a sociedade faz questão de emplacar” – Evanilson Alves, instrutor das oficinas. 

case_feminina_fundac

As autoras cumprem medidas socioeducativas na Comunidade de Atendimento Socioeducativo – Case Feminina, em Salvador e foi lá que se deram oficinas de produção de texto desde 2015, resultando na publicação. As oficinas tiveram como intuito também fortalecer a autoestima, a capacidade de expressar ideias e sentimentos e de utilizar a palavra para a resolução de conflitos, além do engajamento político social.

A iniciativa é da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social – SJDHDS, e a primeira edição do livro “Força Feminina, A Poesia que Liberta” tem a produção e direção editorial do jornalista, poeta e escritor Valdeck Almeida e da Editora Galinha Pulando (Vitória da Conquista/BA).

O desenho gráfico da capa é da autoria do designer, Hugo Carvalho, e conta com o prefácio elaborado pelo ator e dramaturgo, Aldri Anunciação. A orelha do livro foi escrita pela poeta e professora da Universidade Federal da  Bahia (Ufba), Lívia Natália e a organização final dos textos foi feita pelo instrutor das oficinas de produção textual, Evanilson Alves e da gerente da Case Feminina, Luciana Lima.

“A partir das produções literárias, elas melhoram sua leitura e conhecimento, nas aulas da educação regular, e de outras oficinas. É muito positivo vê-las apostando no diálogo, e resolvendo diversas situações através da palavra. o conhecimento é a única coisa que ninguém será capaz de tirar de qualquer pessoa, sou feliz em poder ser esse instrumento que fez cada uma delas compreender o poder dos versos, o poder do papel e caneta. Não há dinheiro que pague vê-las escrevendo e falando de si mesmas nas dependências da unidade feminina. Esse lançamento é um marco na história, é pra dizer a outras instituições que é possível replicar esta e outras ações, alias esse é o meu desejo”, Diz Evanilson. 

Serviço:

O quê: Lançamento do livro, Força Feminina: A Poesia que Liberta, 1ª edição, Editora Galinha Pulando.

Onde: Foyer do Teatro Castro Alves – TCA, Salvador – Bahia

Quando: Dia 27 de março, às 17h

Aberto ao público