Luiza Bairros será homenageada em Sessão Especial nesta quinta (13)


Luiza Bairros
Foto Fernando Vivas | Ag. A TARDE | Arquivo

Em 12 de julho de 2016, a militância negra em todo país perdia uma líder feminista, mulher que referenciou muitas outras e que hoje está no rol das ancestrais que ainda referenciam o Movimento negro brasileiro: Luiza Bairros. Ela faleceu neste dia e, nesta quinta (13), um ano depois, sua luta e memória será celebrada no Plenário da Câmara Municipal. A iniciativa é do vereador Silvio Humberto (PSB), que reunirá, em Sessão Especial, a militância negra soteropolitana – em especial as mulheres. A Sessão começa às 18h e será aberta ao público.

Por articulação das mulheres negras de Salvador e a convite do mandato, algumas mulheres foram convidadas para falarem sobre o convívio com Luiza Bairros, sobre a inspiração que sua trajetória legou. De como – a partir de seus lugares de fala e de construção, mulheres continuam lutando contra o machismo, a misoginia, o racismo e ainda constroem redes de apoio e de empoderamento.

A Sessão – intitulada “Negras Mulheres, Femininos Poderes – Luiza Bairros, um Poder que Nos Move” – acontece no Julho das Pretas, mês emblemático e estratégico para as mulheres negras por conta do Dia da Mulher Negra Latina Americana e Caribenha – 25 de julho.

Estarão na Mesa: Valdina Pinto, Makota do Terreiro Tanuri Junsara; Vilma Reis, ouvidora-geral da Defensoria Pública do Estado da Bahia; Maíra Azevedo, jornalista e personagem Tia Má;  Naira Gomes, organizadora da Marcha do Empoderamento Crespo e Teresinha Barros, educadora e militante feminista.

Chegue lá….

Sessão Especial Negras Mulheres, Femininos Poderes – Luiza Bairros, um Poder que Nos Move

Data: 13 de julho, 18h (quinta-feira)

Local: Plenário da Câmara Municipal

Aberta ao público